Sacos de pão veiculam anúncios.
Um item recorrente no dia a dia do brasileiro irá ganhar nova cara em Belo Horizonte a partir de maio. Os tradicionais sacos de pão irão se transformar em mais uma ferramenta para os publicitários de plantão. O sistema de marketing direto, que consiste em colocar anúncios nos sacos de pão, já é conhecido em toda a Europa e está sendo trazido para a capital mineira por meio de duas franquias da rede espanhola Publipan.
À frente de uma das franquias está o farmacêutico André Fioroni, e da outra estão o publicitário Marcos Alencar e o empresário Aulus Baía. Todos eles foram atraídos pela proposta inovadora da rede, que está no mercado europeu desde 2007. "Muitas pessoas nunca ouviram falar em publicidade em sacos de pão, então esse é um produto diferenciado e com grande potencial, já que os sacos de pão são levados para dentro da casa do consumidor", afirmou o franqueado, André Fioroni. "Vale lembrar que não criamos um produto novo, mas sim potencializamos um item presente na vida do brasileiro, o saco de pão", completou.
O publicitário e também franqueado da Publipan, Marcos Alencar, está apostando na nova mídia. "Estudei publicidade e cursei pós-graduação em marketing, quando conheci a Publipan "comprei a ideia" na hora. uma mídia que tem grande potencial e vai ser um sucesso", observou Alencar. Ele e Aulus Baía adquiriram a franquia por R$ 30 mil, mesmo valor aportado por Fioroni. As franquias ainda não possuem estrutura física.
Para Alencar, o retorno do investimento deve ocorrer quatro meses após as edições dos sacos de pão entrarem em circulação. A previsão é que a primeira edição já esteja nas padarias em maio. Fioroni foi mais conservador e estimou o retorno do valor aportado entre seis e 12 meses. Mesmo assim, ambos estão com grandes expectativas para o novo negócio.
O preço dos anúncios varia entre R$ 530 (tijolo de 5,5 x 6,2 centímetros) e R$ 13 mil (saco completo). Para o lançamento, no entanto, estão sendo oferecidos preços promocionais: R$ 350 o tijolo e R$ 11 mil o saco completo. A tiragem mínima dos sacos de pão da Publipan é de 30 mil exemplares e eles ficam nas padarias por 15 dias. "O que atinge cerca de 120 mil pessoas", ressaltou Fioroni.
Os sacos de pão da Publipan são um bom negócio também para os proprietários de padarias. Eles são oferecidos gratuitamente aos estabelecimentos, que deixam de ter gastos com embalagens. Até agora, a franquia de Fioroni já cadastrou 69 padarias como possíveis parceiras e já fechou parceria com 26 delas, toda na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Já a franquia de Alencar, que iniciou as atividades dois meses após a outra, já tem oito padarias parceiras. "Todas elas fechadas em uma semana de atividade", afirmou o publicitário.
A consciência sustentável também faz parte da realidade da Publipan. Os sacos de pão são ecologicamente corretos, pois são feitos com papel reciclável, impressos com tintas a base de água e colados com base biodegradável especial. Alencar lembrou ainda que essa mídia pode vir a substituir outras, que poluem o meio ambiente. "Os sacos de pão são levados para casa e devidamente descartados, ao contrário de outras mídias, que são descartadas nas ruas", disse.
Veículo: Diário do Comércio - MG