3Corações planeja investimento em Minas Ao todo serão aplicados R$ 50 mi.

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O Grupo 3Corações, joint venture formada pela São Miguel Holding e pelo conglomerado israelense Strauss, concluirá inversões de R$ 50 milhões em Minas Gerais nos próximos meses. O investimento inclui a recente aquisição do Café Fino Grão, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e também contempla ações de marketing e a distribuição de produtos.

Conforme o presidente do Grupo 3Corações, Pedro Lima, parte - não revelada - do investimento deverá ser distribuída entre as diversas operações desenvolvidas no Estado, que englobam desde centros de distribuição (CDs), unidades fabris, industriais e de beneficiamento. Os planos de ação estão concentrados em Santa Luzia (RMBH), Manhuaçu (Zona da Mata), Varginha (Sul de Minas) e Montes Claros (Norte). Ao todo, a empresa possui 24 CDs no Brasil, seis unidades industriais, três de beneficiamento de café verde, uma unidade de exportação e um centro de excelência do café.

O valor destinado à aquisição da marca mineira Fino Grão também não foi revelado. "O que divulgamos é uma programação de investimentos no Estado da ordem de R$ 50 milhões", ratificou.

A operação é considerada por analistas de mercado com uma resposta ao avanço da líder do mercado brasileiro de cafés, a Sara Lee, que inaugurou recentemente uma fábrica em Salvador. No fim do ano passado, a Sara Lee comprou a torrefadora Café Damasco, com sede em Curitiba, acirrando a concorrência entre as empresas do setor. Com a aquisição, a 3Corações pode ultrapassar a norte-americana Sara Lee.

A aquisição da Fino Grão é vista como estratégica uma vez que a marca é a atual líder do mercado da RMBH. Em 2010, a companhia faturou R$ 35 milhões. O principal produto vendido pela empresa são cafés torrados e moídos.

Segundo Lima, a recente aquisição tem como meta a consolidação do grupo no mercado nacional. "Acreditamos ser o momento ideal de prospectarmos novas oportunidades."


Novos negócios - Questionado sobre a possibilidade de novas aquisições, Lima afirmou que o grupo 3Corações está em constante busca de marcas ou produtos que possam agregar valor à holding. Apesar de não revelar nomes, ele disse que as empresas mais visadas são aquelas que conseguiram estabelecer um elo de confiança e respeito com o mercado consumidor. "Sempre consideramos a possibilidade de novas aquisições."

Atualmente, a 3Corações já industrializa e comercializa as marcas de café 3Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Fort e Letícia, os refrescos em pó Frisco e Tornado, os achocolatados Claralate e Achocolatto e os derivados de milho e temperos Dona Clara. Além destes produtos, o grupo também produz café solúvel, cappuccinos e filtros de papel. O grupo fechou 2010 com faturamento de R$ 1,650 bilhão, com projeção para 2011 em torno de R$ 2 bilhões.


Cafés - O consumo de café no Brasil cresce a cada ano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), em 2010 foram consumidas 19,1 milhões de sacas do produto. Isso equivale a um consumo per capita de 81 litros por ano, o maior valor dos últimos 45 anos.


Em 2009, o consumo havia sido de 18,4 milhões de sacas, ou 76 litros por habitante/ano. Segundo o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, a expectativa é de que neste ano haja um crescimento de 5% comparado com 2010.

Minas Gerais tem 12,3% de participação no consumo de café no país e hoje é o maior produtor nacional, respondendo por aproximadamente 50% do volume produzido no país.

Na safra de 2010, os países que mais se destacaram foram o Brasil, com 48,1 milhões de sacas produzidas; o Vietnã, com 18 milhões; a Indonésia, com 9,5 milhões; e Colômbia, com 9 milhões. Minas Gerais é o principal produtor nacional. Na safra de 2010, o Estado produziu 25,15 milhões de sacas. Em seguida vieram o Espírito Santo, com 10,14 milhões; São Paulo, com 4,66 milhões; o Paraná, com 2,28 milhões; a Bahia, com 2,29 milhões, e Rondônia, com 2,36 milhões.

Veículo: Diário do Comércio - MG


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