A produtora de cestas de alimentos e de Natal Alcamp prevê vendas de 1,8 milhão de cestas nesse Natal, crescimento de 30% sobre igual período de 2007. Para cumprir a meta, a companhia está lançando cestas, ampliando o número de pontos-de-vendas e inaugurando 12 lojas nas cidades de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, Limeira e Sorocaba, no Estado de São Paulo. De acordo com o diretor da empresa, Paulo Ferraz, a atual crise mundial terá pouca influência no segmento cestas de alimento.
Esse ano, a empresa aumentou para 20 mil metros quadrados a sua área de produção e estocagem, crescimento de 25% em relação ao ano passado. Segundo Ferraz, o preço das cestas ficou 12% mais caro devido aos insumos, que subiram em decorrência da inflação. De acordo com ele, a valorização do dólar não vai afetar as vendas da Alcamp esse ano, porque os contratos com fornecedores, estabelecendo preços e quantidades, são fechados em setembro.
"A falta de crédito no mercado vai ter pouca influência. Os clientes do segmento em que a nossa empresa atua decidem o montante de recursos para cestas de alimentos e brindes natalinos em agosto ou setembro, no planejamento do segundo semestre", revelou. Segundo ele, não há previsões para 2009. "Estamos no aguardo e torcendo para que a situação se estabilize", afirmou o executivo.
Mais participação. "Aumentamos em 30% a nossa participação nas grandes redes de supermercados, que já tem tradição na revenda de cestas de Natal", disse o diretor da Alcamp. "Nosso segmento é muito concorrido. Outras empresas do ramo já atuavam em certas redes em que não tínhamos tanta penetração. Esse ano conseguimos mudar um pouco esse quadro", completou.
Hoje, a Alcamp trabalha com 18 tipos de cestas, cujos preços que variam de R$ 29,97 até R$ 270.
Para o Natal, ela ampliou sua linha de produtos, com dois novos tipos de cestas, com 11 e 13 itens e dois kits de estilo, de quatro e 18 itens.
Há também o lançamento de cestas infantis com o tema do desenho animado Shrek, com 16 e 17 itens.
"Escolhemos o Shrek porque ele é monstrinho muito carismático e tanto crianças quanto adultos o conhecem e adoram", disseFrazão.
Segundo o executivo, além disso, depois de estudos que a empresa fez, estão sendo lançandas embalagens reutilizáveis, que podem ser aproveitadas no dia-a-dia, economizando sacolas plásticas de supermercados.
A Alcamp, que também trabalha com cestas básicas, tem capacidade de produzir 30 mil cestas por dia, com produtos de mais de 50 marcas nacionais. Fundada em Campinas, em 1984, a empresa está localizada às margens das rodovias Anhangüera, Bandeirantes e D. Pedro, com acesso para todas as regiões do Estado.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ