A produção de banana registra expansão em Minas
A fruticultura mineira, que reúne mais de 25 mil agricultores familiares no Estado, tem tudo para se expandir mais nos próximos anos. Indicadores consolidados de 2008 são reveladores deste potencial. Minas Gerais tem uma área plantada de mais de 120 mil hectares e uma produção de frutas superior a 2,3 milhões de toneladas em 500 municípios.
O Estado possui solo, água e clima favoráveis para a prática da atividade. Por isso, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com outros órgãos e instituições, iniciará a partir do próximo dia 12, no município de Belo Vale, na região Central, a 2ª edição do Circuito Frutificaminas.
O evento prosseguirá até novembro em 11 municípios, com uma programação que vai de palestras técnicas, a oficinas e mostra de equipamentos para estimular a prática.
Segundo o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG e engenheiro agrônomo Deny Sanábio, os dados demonstram o aumento na produção e na área cultivada, "impulsionadas sobretudo pelas culturas de frutas como banana, laranja e abacaxi". Para o coordenador, as culturas de outras frutíferas como lima ácida Tahiti, tangerina Ponkan, manga e goiaba, também merecem destaque, ao lado de frutas próprias de clima temperado.
Integrante da comissão organizadora do Frutificaminas, Sanábio destaca a importância da realização do evento, destinado a fruticultores, estudantes, pesquisadores, técnicos e membros de associações de produtores. "No ano passado foram cinco municípios, este ano são 11, pois o sucesso da iniciativa aumentou a demanda pela realização de mais eventos", explica. De acordo o agrônomo, o circuito vai acontecer nos municípios de Janaúba, Jaíba, Itaobim, Ipatinga, Uberlândia, São João del Rei, Cataguases, Pirapora, Caxambu e Pouso Alegre, além de Belo Vale.
Exportações - De acordo com Sanábio, as exportações de frutas in natura no Estado cresceram em receita, mesmo com a queda de volume. "Apesar de possuir um grande potencial para crescer e desenvolver nesta atividade, em função de suas condições edafoclimáticas excelentes, Minas Gerais é ainda um grande importador de frutas de outros estados e até mesmo de outros países", pondera. Segundo o coordenador técnico estadual, 31,9% das frutas comercializadas pela CeasaMinas vêm de municípios mineiros.
A cultura de tangerina é a grande motivadora do Frutificaminas, em Belo Vale, município da região central que vai sediar o primeiro evento do circuito na próxima quinta-feira, entre 12h30 e 17 horas, no salão paroquial local. As palestras vão discorrer sobre produção, pesquisa, defesa fitossanitária e manejo da espécie Ponkan.
Levantamento do sistema de acompanhamento de safra agrícola da Emater-MG mostra que o município ocupa o primeiro lugar no ranking entre os cinco maiores produtores no Estado com 52,5 mil toneladas em 1,5 mil hectares de área. Em todo território mineiro a produção de tangerina é de 140,11 mil toneladas em 5,35 mil hectares de área.
Veículo: Diário do Comércio - MG