As boas condições climáticas e os altos preços globais devem levar a um salto no plantio de trigo da Argentina nesta temporada. A expectativa é de que os produtores plantarão 10% a 15% mais em relação ao ano anterior, de acordo com analistas.
A Argentina é um importante produtor e exportador de trigo e fornecedor para o Brasil. Na última temporada, o país produziu 15 milhões de toneladas do cereal. As chuvas recentes e os altos preços nos mercados globais elevaram as perspectivas de plantio, disse o analista Estaban Copati, da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O plantio d o trigo de inverno começa no final deste mês.
As chuvas foram surpreendentemente estáveis entre fevereiro e abril, o que criou condições favoráveis no solo em boa parte do cinturão produtor, disse Eduardo Sierra, especialista em clima da Bolsa. Cerca de metade da área está em boas condições, um quarto em situação média e o restante ainda muito seco, explicou. Ele disse que o plantio deve alcançar 5 milhões de hectares neste ano, alta de 15% em relação à temporada 2010/2011.
Veículo: DCI