No mundo, as marcas próprias crescem e conquistam cada vez mais mercados e consumidores. Foram criados 50.627 produtos em 2010, 19,2% de tudo que foi lançado no mundo. No Brasil, o crescimento é notado nas principais redes como Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart, Ri Happy, Decathlon, Farmais, Panvel, Makro, Dia%, Avon, entre outras, que lideram o desenvolvimento de novos produtos em 2011. Exemplo é o atacado distribuidor Makro, com uma forte expansão nas vendas de suas marcas, após 41 anos, possui mais de 800 produtos próprios como marcas direcionando suas vendas em hotéis, restaurantes e cafeterias.
As redes de varejo criam processos cada vezmais profissionaispara o desenvolvimento e gerenciamento de suasmarcas e entender o comportamento do consumidor, e assim assumirem todo controle no andamento da gestão damarca, e levar ao consumidor variedade, qualidade e preço. Uma tendência das empresas que vendem suas próprias marcas é de investir fortemente em controle de qualidade, precificação e design, já que controlam um número-chave do marketing mix gerando competitividade.
Entre os principais setores hoje, cosméticos, higiene pessoal, biscoitos, refeições prontas, bolos e legumes se destacam. Entre as empresas que investem mais, Avon, Tesco, Carrefour, Marks & Spencer eWalmart, e Europa, EUA, Japão e Brasil entre os pólos desta empreeitada.
No Brasil o segmento se derivou do setor supermercadista com um preço de venda 15% mais barato e amplo movimento de consumidores em busca de novidades, o que provocou o lançamento de 1.834 novos produtos em 2010, principalmente no setor de cosméticos, o que leva asmulheres como principais consumidoras. No exterior, as feiras de marcas próprias ocorrem em Chicago, nos Estados Unidos, e emAmsterdam, na Holanda, reunindo mais de 3 mil empresas de 61 países, incluindo Brasil.
O objetivo é discutir interesses comuns como os rumos da área, a expansão no setor varejista e a terceirização de marcas do setor industrial, alvo principal hoje de boa parte dos investidores. São nestes encontros que novidades acontecem, e entre as novidades estão criação de marcas próprias para produtos como cigarros, cerveja, molhos exóticos e lentes de contato.
Para quem busca fazer negócio, é uma empreendimento estratégico para garantir vantagem competitiva. A melhoria na qualidade de vida, e a busca por uma vida cada vez mais saudável também tem refletido neste fenômeno. Grande tendência mundial, os produtos orgânicos tambémse refletemnasmarcas Próprias em diversas opções desde alimentos até não-alimentos direcionados a este perfil de público.
As marcas próprias cada vez mais desenham um novo modelo de negócio, uma estratégia cada vez mais diferenciada no varejo, e as empresas que entenderem que esta tendência cativa o seu consumidor, encontramneste setor uma estratégia demarketing certeira.(ROBERTO DE OLIVEIRA)
Veículo: Brasil Econômico