General Mills compra Yoplait por € 810 milhões

Leia em 1min 40s

A General Mills, fabricante dos cereais Cheerios, acertou ontem a aquisição de participação controladora na fabricante francesa de iogurte Yoplait por € 810 milhões, dentro de seu plano para expandir a marca em países em desenvolvimento. A empresa comprará 51% da Yoplait e 50% da instituição que controla a marca Yoplait, ambas as participações pertencentes à empresa francesa de private equity PAI Partners, segundo comunicado divulgado ontem. A cooperativa francesa de laticínios Sodiaal ficará com as participações restantes.

 

A General Mills, que iniciou em março negociações com a PAI e Sodiaal para comprar a fabricante de iogurtes francesa, pretende agora ampliar a participação de mercado da Yoplait e acelerar a expansão em países emergentes.

 

A Yoplait não atua no Brasil há 16 anos. Já General Mills diminuiu suas operações brasileiras, que incluiam as massas Frescarini e os pães de queijo Forno de Minas, em 2009 e agora vende apenas os sorvetes importados Häagen-Dazs e as barras de cereais Nature Valley.

 

A companhia, comandada pelo executivo-chefe Ken Powell, disputou a Yoplait com a Nestlé, entre outros concorrentes, segundo disseram fontes a par da situação.

 

A General Mills tem licença para vender produtos com a marca Yoplait nos Estados Unidos desde 1977. A Sodiaal pretendia encerrar essa licença em setembro de 2012, segundo documentos enviados às autoridades reguladoras em setembro. A empresa americana contestou o plano e solicitou arbitragem sobre o assunto. Quando o acordo for completado, as duas encerrarão a arbitragem.

 

A Yoplait, cujos produtos são vendidos em 70 países, opera desde 1964, quando fazendeiros franceses se uniram para vender os produtos em todo o país, segundo o site da empresa.

 

Barclays Capital e Freshfields Bruckhaus Deringer assessoraram a General Mills, de acordo com o comunicado. As ações da General Mills fecharam ontem em alta de 0,05%, a US$ 39,89 na Bolsa de Valores de Nova York. No ano, os papéis têm valorização de 12%.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Alta do trigo pressiona moinhos

Mercado: Repasses aos preços da farinha não acompanham o ritmo; Pacífico prevê dificuldades ...

Veja mais
CEO mundial da Hershey deixa o cargo

O principal executivo da fabricante americana de chocolates Hershey, David West, está deixando a empresa para dir...

Veja mais
BNDES troca dívida por ações e passa a deter 31% de participação no JBS

Com operação anunciada ontem, os R$ 3,48 bilhões que o banco detinha em debêntures se transfo...

Veja mais
Descrição será em português

Higiene e cosméticos: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi condenada a edit...

Veja mais
Preços do algodão encontram novos patamares no mercado

Apesar da estabilidade, valores estão muito acima das médias verificadas em anos anteriores e devem se man...

Veja mais
Procuradoria manda traduzir rótulos de cosméticos

O Tribunal Regional Federal, 2ª região, determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanit&aa...

Veja mais
Mercadomóveis eleva oferta pelo Baú da Felicidade

Varejista paranaense quer comprar as 89 lojas da rede de Silvio Santos no Sul; proposta inicial previa apenas 50 unidade...

Veja mais
Brasil flexibiliza compra de trigo

O Brasil revisará a instrução normativa que trata da análise de risco para importaç&a...

Veja mais
Tetra Pak lança garrafa cartonada para leite

Tetra Evero Aseptic estará em oito clientes europeus da companhia sueca ainda neste ano, mas só em 2012 a ...

Veja mais