A General Mills, fabricante dos cereais Cheerios, acertou ontem a aquisição de participação controladora na fabricante francesa de iogurte Yoplait por € 810 milhões, dentro de seu plano para expandir a marca em países em desenvolvimento. A empresa comprará 51% da Yoplait e 50% da instituição que controla a marca Yoplait, ambas as participações pertencentes à empresa francesa de private equity PAI Partners, segundo comunicado divulgado ontem. A cooperativa francesa de laticínios Sodiaal ficará com as participações restantes.
A General Mills, que iniciou em março negociações com a PAI e Sodiaal para comprar a fabricante de iogurtes francesa, pretende agora ampliar a participação de mercado da Yoplait e acelerar a expansão em países emergentes.
A Yoplait não atua no Brasil há 16 anos. Já General Mills diminuiu suas operações brasileiras, que incluiam as massas Frescarini e os pães de queijo Forno de Minas, em 2009 e agora vende apenas os sorvetes importados Häagen-Dazs e as barras de cereais Nature Valley.
A companhia, comandada pelo executivo-chefe Ken Powell, disputou a Yoplait com a Nestlé, entre outros concorrentes, segundo disseram fontes a par da situação.
A General Mills tem licença para vender produtos com a marca Yoplait nos Estados Unidos desde 1977. A Sodiaal pretendia encerrar essa licença em setembro de 2012, segundo documentos enviados às autoridades reguladoras em setembro. A empresa americana contestou o plano e solicitou arbitragem sobre o assunto. Quando o acordo for completado, as duas encerrarão a arbitragem.
A Yoplait, cujos produtos são vendidos em 70 países, opera desde 1964, quando fazendeiros franceses se uniram para vender os produtos em todo o país, segundo o site da empresa.
Barclays Capital e Freshfields Bruckhaus Deringer assessoraram a General Mills, de acordo com o comunicado. As ações da General Mills fecharam ontem em alta de 0,05%, a US$ 39,89 na Bolsa de Valores de Nova York. No ano, os papéis têm valorização de 12%.
Veículo: Valor Econômico