O Brasil revisará a instrução normativa que trata da análise de risco para importação de trigo russo. A decisão ficou acertada durante a 5ª Reunião da Comissão RussoBrasileira de Alto Nível de Cooperação, encerrada na terça-feira em Moscou. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A revisão das normas para a importação de trigo russo pelo Brasil é, na prática, uma contrapartida à reabertura do mercado da Rússia para as carnes bovina, suína e de frango brasileiras. Qualquer decisão sobre o fim dos bloqueios às importações de carnes brasileiras deve ser tomada somente em outubro.
Segundo o Ministério da Agricultura, o governo brasileiro vai avaliar a possibilidade de ampliar a quantidade de portos autorizados para receber o cereal russo. Atualmente, a norma permite a entrada somente por portos do Nordeste. Sobre a situação das carnes brasileiras na Rússia, o ministério informou que o serviço veterinário russo solicitou mais informações sobre questões sanitárias.
O governo brasileiro disse que realizará novas auditorias em todas as indústrias de carnes bovina, suína e de aves habilitadas a exportar para a Rússia. Uma vez ultrapassada essa fase de inspeções, o governo brasileiro encaminhará uma avaliação global sobre os frigoríficos, que será discutida em nova rodada de trabalho.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ