Catupiry

Leia em 1min 10s

Catupiry faz cem anos e, apesar de algumas combinações condenadas pelos chefs, como a pizza de frango, mantém a vitalidade na composição de pratos inusitados, como o bacalhau

 

O queijo mais famoso do Brasil nunca fez propaganda, cresceu só no boca a boca e chega agora aos cem anos.

 

Na avaliação dos chefs, traz no histórico combinações desastrosas, como a pizza de frango e o sushi, e pratos de sucesso -o camarão e a goiabada, por exemplo.
Difundido nas cozinhas de todo o país, o queijo é usado até no McDonald's e ainda mostra vitalidade com a criação de receitas inusitadas, como o bacalhau com Catupiry e chouriço, do chef Raphael Despirite, do Marcel.

 

Criada em Minas pelo italiano Mario Silvestrini, a fórmula do Catupiry -"excelente", em tupi-, é mantida em segredo. Mas ele nada mais é do que um requeijão, a combinação de creme de leite e massa coalhada.

 

A consistência diferente -inclusive em relação a outras marcas-, vem do tempo de fermentação. "Quanto mais curado, mais duro fica", diz Pedro Paulo Funari, professor da Unicamp.

 

O queijo ganhou força nos anos 1970, quando passou a ser largamente empregado nas pizzarias de São Paulo.
Usado da alta gastronomia à padaria da esquina, o Catupiry tem boa reputação entre os especialistas, mas o uso indiscriminado é criticado.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Tetra Pak lança garrafa cartonada para leite

Tetra Evero Aseptic estará em oito clientes europeus da companhia sueca ainda neste ano, mas só em 2012 a ...

Veja mais
Alimentos terão até 30% menos sódio

A indústria brasileira vai reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos a partir de 2012. Massas ...

Veja mais
Safra recorde de arroz derruba os preços no Sul

A safra gaúcha de arroz superou 9 milhões de toneladas neste ano, volume recorde para o Estado.   A...

Veja mais
BNDES paga 28% mais por ação da JBS e põe fim a debêntures

Títulos serão trocados por ações da empresa pelo preço de R$ 7,04, ante R$ 5,48 na Bo...

Veja mais
Ações de relacionamento rendem quase R$ 40 milhões à Coop, de SP

Varejo: Para faturar R$ 1,68 bi em 2011, rede também vai estrear em postos de combustível   Bolo d...

Veja mais
Múltis reajustam sem perder vendas

As principais multinacionais de consumo do mundo conseguiram repassar este ano aumentos de preços de até 6...

Veja mais
Caminhões rodam perto de 20 anos no Brasil

Frota é uma das mais antigas em circulação no mundo e há casos de veículos operando h...

Veja mais
Walmart cresce no exterior e perde vendas nos EUA

O CEO mundial Mike Duke quer abrir lojas menores e expandir a presença na internet para driblar retraç&ati...

Veja mais
Carrefour planeja abrir capital do Dia em julho

Abrir o capital da rede de baixos preços Dia é a melhor alternativa para os acionistas do Carrefour, confo...

Veja mais