Catupiry faz cem anos e, apesar de algumas combinações condenadas pelos chefs, como a pizza de frango, mantém a vitalidade na composição de pratos inusitados, como o bacalhau
O queijo mais famoso do Brasil nunca fez propaganda, cresceu só no boca a boca e chega agora aos cem anos.
Na avaliação dos chefs, traz no histórico combinações desastrosas, como a pizza de frango e o sushi, e pratos de sucesso -o camarão e a goiabada, por exemplo.
Difundido nas cozinhas de todo o país, o queijo é usado até no McDonald's e ainda mostra vitalidade com a criação de receitas inusitadas, como o bacalhau com Catupiry e chouriço, do chef Raphael Despirite, do Marcel.
Criada em Minas pelo italiano Mario Silvestrini, a fórmula do Catupiry -"excelente", em tupi-, é mantida em segredo. Mas ele nada mais é do que um requeijão, a combinação de creme de leite e massa coalhada.
A consistência diferente -inclusive em relação a outras marcas-, vem do tempo de fermentação. "Quanto mais curado, mais duro fica", diz Pedro Paulo Funari, professor da Unicamp.
O queijo ganhou força nos anos 1970, quando passou a ser largamente empregado nas pizzarias de São Paulo.
Usado da alta gastronomia à padaria da esquina, o Catupiry tem boa reputação entre os especialistas, mas o uso indiscriminado é criticado.
Veículo: Folha de S.Paulo