Walmart cresce no exterior e perde vendas nos EUA

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O CEO mundial Mike Duke quer abrir lojas menores e expandir a presença na internet para driblar retração nos EUAO Walmart, o maior varejista do mundo, registrou um aumento de 3,8% em seus lucros no primeiro trimestre fiscal. A alta superou as estimativas dos analistas e reflete o crescimento no exterior, que ajudou a compensar a queda nas vendas nos Estados Unidos.

 

O lucro das lojas abertas há pelo menos um ano subiu para US$ 0,98 por ação, incluindo um ganho cambial de US$ 0,01 por papel, informou ontem a rede. A média das estimativas reunidas pela Bloomberg apontava US$ 0,95 por ação. O resultado do trimestre ficou em US$ 3,4 bilhões, uma alta em relação aos US$ 3,3 bilhões, ou US$ 0,87 por ação, de um ano atrás.

 

As vendas no exterior tiveram expansão de 6,2%, descontandos os efeitos cambiais, puxadas por China, Chile e México. Já as unidades americanas - também pelo critério "mesmas lojas" - registraram queda de 1,1%, a oitava retração consecutiva. Os clientes dos EUA ainda estão enfrentando dificuldades diante da incerteza da economia e comprando mais itens genéricos em vez de seus congêneres de marca, disseram ontem os executivos da rede.

 

Os negócios internacionais do grupo englobam mais de 4,6 mil lojas em 15 países. O total das vendas no trimestre fiscal ultrapassou US$ 100 bilhões, com cerca de 25% desse montante proveniente do exterior. A varejista abriu 487 lojas fora dos EUA nos últimos 12 meses, disse o diretor de operações internacionais, Doug McMilon.

 

"O setor internacional continua sendo o principal impulsionador de crescimento da nossa empresa", disse o CEO mundial Mark Duke. "Apesar da melhoria observada em alguns setores da economia americana, a maior parte dos clientes do país ainda enfrenta dificuldades. Ainda temos muito o que fazer."

 

O Walmart está acelerando a abertura de lojas na China, onde dispunha de 333 pontos de venda no fim de abril. As operações chinesas geraram receita de US$ 7,5 bilhões, ou 1,8% do total da receita da empresa, de US$ 420 bilhões, no ano fiscal encerrado em janeiro de 2011, segundo o diretor para a Ásia Scott Price. As vendas na China cresceram 12% no trimestre.

 

As vendas no Chile, onde o Walmart ingressou com a aquisição, em 2009, da varejista D&S, avançaram 12%, desconsiderando as variações cambiais. No México, a receita aumentou 6,9%. O Japão foi a única divisão internacional a registrar uma queda das vendas no trimestre, devido ao terremoto e ao tsunami ocorridos este ano.

 

"O relatório foi, no melhor dos casos, adequado", disse Brian Sozzi, analista da Wall Street Strategies, em nota encaminhada ontem aos clientes. "Os concorrentes continuam a roubar participação de mercado" do Walmart nos EUA. O analista, recomenda a venda das ações da varejista.

 

O ritmo da expansão do nível de emprego e a alta dos preços da gasolina continuam representando obstáculos para as varejistas de desconto nos EUA. A taxa de desempregou subiu para 9% em abril, o primeiro aumento desde novembro. A gasolina comum alcançou US$ 3,99 por galão (de 3,785 litros) em 4 de maio, o valor mais elevado desde julho de 2008. Os clientes estão fazendo menos viagens a lojas devido à escalada dos preços da gasolina, disse ontem Bill Simon, diretor nos EUA.

 

Mais de 50% das vendas americanas do Walmart são de alimentos. A empresa aumentou os preços de alguns itens de mercearia, principalmente laticínios e carne, uma vez que os fornecedores de aumentaram seus preços para enfrentar os custos dos ingredientes in natura, disse o diretor financeiro, Charles Holley.

 

O CEO Mike Duke pretende abrir lojas menores e expandir a presença da varejista na internet para atrair consumidores. Redes de grande porte como a Target, Staples e Best Buy já estudam inaugurar pontos de venda menores, diante dos cortes de gastos dos consumidores e da migração de suas compras para varejistas da internet, como a Amazon.com.

 

Na semana passada, o Walmart formalizou a aquisição de uma participação na varejista de internet chinesa Yihaodian, e no mês passado a rede comprou a Kosmix, uma empresa estreante em comércio eletrônico do Vale do Silício.

 

O site do Walmart atraiu mais clientes e pedidos de maior valor no trimestre, disse Simon. A empresa não informa as vendas da divisão on-line. Duke disse aos investidores em abril que o crescimento dos negócios de internet do Walmart nos EUA e em âmbito mundial é uma de suas prioridades.

 

Veículo: Valor Econômico


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