Abrir o capital da rede de baixos preços Dia é a melhor alternativa para os acionistas do Carrefour, conforme avalia o grupo francês, depois de as abordagens de possíveis compradores da unidade não terem resultado em nada.
"Se nossa proposta é a listagem, é porque essa é a melhor saída para os acionistas lucrarem com o valor total do Dia", disse o executivo-chefe do Carrefour, Lars Olofsson, ontem, em Paris. "Outras alternativas são menos interessantes."
A varejista, cuja sede fica em Boulogne-Billancourt na França, pretende listar as ações do Dia, terceira maior rede de supermercados de desconto, em 5 de julho, em Madri, caso o plano seja aprovado. A decisão faz parte de estratégia mais ampla, que inclui listar participação de 25% nos ativos imobiliários do Carrefour na França, Itália e Espanha, como forma de concentrar-se na bandeira Carrefour.
O grupo francês reiterou em comunicado ontem a previsão de aumento nas vendas e lucro operacional deste ano, beneficiado pela expansão na China e pelo crescimento das vendas no Brasil. A Europa Ocidental continua complicada e o aumento no preço das matérias-primas limita a capacidade de negociação com os fornecedores, segundo o Carrefour.
As ações da rede francesa fecharam ontem em alta de 0,4%, a € 30,40, nas negociações em Paris, o que confere à empresa valor de mercado em torno a€ 20,6 bilhões
Olofsson, que assumiu controle direto das operações francesas do Carrefour neste mês, após um início de ano "insatisfatório", tenta melhorar o desempenho em seu maior mercado depois de dez anos de vendas quase sem crescimento. O executivo-chefe aposta que a reestruturação de €1,5 bilhão nos hipermercados na Europa, combinada a baixos preços e mais produtos de marca própria, impulsionará vendas e lucros até 2015. As mudanças estão no caminho certo e gerando maior crescimento nos lucros, segundo a empresa.
"Os próprios resultados encorajadores que estamos vendo no Carrefour Planet, nosso novo conceito de hipermercado, e a continuidade na execução de nosso plano de transformação, sustentam nossa confiança de que estamos bem encaminhados para atingir nossos objetivos", disse Oloffson.
Embora o cenário na Itália continue complicado, há sinais encorajadores na Bélgica e Espanha, disse o executivo-chefe, enquanto o crescimento na América Latina e Ásia mostra-se "sólido".
O Carrefour precisa de uma estratégia promocional mais coerente na França, onde elevou os preços em março e abril por causa da inflação, afirmou Olofsson. Embora queira ter competitividade de preços, não "iniciará guerra de preços", acrescentou.
A previsão da unidade Dia é de obter aumento de 7% nas vendas até 2013, com a abertura de 450 a 750 lojas por ano, segundo o Carrefour, que também projeta investimentos em bens de capital de € 300 milhões a € 350 milhões por ano. Em apresentação separada, o Dia estimou receita de €9,97 bilhões em 2011 e lucro operacional ajustado de € 265 milhões.
O Carrefour informou que continua os preparativos para a futura listagem de ações de sua unidade de propriedades, depois de ter adiado o plano neste mês por oposição dos investidores.
Veículo: Valor Econômico