Tetra Evero Aseptic estará em oito clientes europeus da companhia sueca ainda neste ano, mas só em 2012 a tecnologia começa a ser comercializada na América do Sul
O crescimento nas vendas de leites especiais e a penetração das garrafas plásticas nesse mercado levaram a Tetra Pak a lançar ontem a primeira garrafa cartonada longa vida do mundo. Chamada de Tetra Evero Aseptic, a nova embalagem é considerada dentro da companhia como sua maior inovação no mercado de leite longa vida desde a inserção de tampas abre-e-fecha nas tradicionais caixinhas Tetra Pak.
Lançada oficialmente ontem na matriz da companhia em Lund, na Suécia, a Tetra Evero chegou ao mercado espanhol há três semanas. Até o fim de 2011, apenas oito clientes da Europa Ocidental terão acesso às máquinas. “A partir de 2012 faremos o lançamento comercial, com expansão para a América do Sul e o Leste Europeu”, diz o vice-presidente de marketing e gestão de produtos da Tetra Pak, Charles Brand.
Além da proximidade com os centros que já conhecem a tecnologia, a escolha por começar na Europa decorre do fato de a Tetra Evero ter como grande atributo a concorrência direta com as garrafas plásticas para leite.
Pouco comuns no mercado de leite do Brasil, as garrafas plásticas são fortes concorrentes das embalagens cartonadas da Tetra Pak em países como França e Alemanha. “Sentíamos uma lacuna no nosso portfólio para competir comas garrafas plásticas, mas é natural que a Tetra Evero também compita com nossas outras embalagens cartonadas”, prevê Brand.
Essa canibalização não é mal vista na empresa, e é o que deve ocorrer no mercado brasileiro. “A Tetra Evero é o sistema mais caro que oferecemos hoje, mas vemos um grande mercado no Brasil pelo fato de os consumidores estarem prontos para pagar alguns centavos a mais por uma embalagem premium”, diz o vice-presidente executivo de desenvolvimento e engenharia da Tetra Pak, Michael Grosse.
O potencial que a companhia enxerga no produto para o mercadobrasileiro está no crescimento dos leites de alto valor, com características funcionais, e que podem ganhar mercado e visibilidade ao se diferenciar das demais embalagens. Mais alta que todas as caixinhas Tetra Pak, a Evero possui o topo e a tampa em plástico, o que a torna similar a uma garrafa plástica. Mas todo o restante do seu corpo é cartonado, o que reduz o custo de produção. “Nosso foco inicial foi a garrafa de 1 litro de leite e, onde existir esse mercado, estaremos lá coma Evero”, garante Brand.
Diferenciar produtos
Além de fazer frente às garrafas plásticas, a Evero pode se tornar uma arma de seus clientes no crescente desafio de diferenciar seus produtos no comoditizado mercado de leites. Não é por acaso que a primeira linha de produtos com a Tetra Evero é de leites especiais. A indústria láctea espanhola Capsa lançou três produtos com a nova garrafa: um leite enriquecido com fibras, um com colesterol reduzido e outro que promete fortalecer o sistema imunológico.
Já os leites enriquecidos com Ômega 3, ferro e zinco não podem ser envasados na nova embalagem, pelo menos por enquanto. A Tetra Pak ainda desenvolve uma versão da garrafa que possa receber leites como esses, que são sensíveis ao oxigênio.Com esse avanço, a Evero também poderá passar a receber outras bebidas, como sucos de frutas, por exemplo.
Ainda é difícil prever a penetração da nova tecnologia no Brasil,mas o país foi umdos escolhidos para as pesquisas de opinião com consumidores. “A aceitação não chega a ser maior do que na Europa porque as embalagens cartonadas já são mais fortes, mas vimos interesse dos consumidores e dos clientes”, diz o diretor de garrafas cartonadas, Geir Harstad. *viajou a convite da empresa
Veículo: Brasil Econômico