Ações de relacionamento rendem quase R$ 40 milhões à Coop, de SP

Leia em 3min 10s

Varejo: Para faturar R$ 1,68 bi em 2011, rede também vai estrear em postos de combustível

 

Bolo de presente no dia do aniversário, leve o xampu e pague R$ 0,01 pelo condicionador, ganhe um guaraná na compra de duas pizzas. A fórmula do brinde e do desconto é velha conhecida do varejo, mas a sua aplicação dirigida a públicos selecionados conforme o seu volume de compras, rendeu à Coop um incremento de R$ 38 milhões no faturamento de 2010. Esse foi o montante obtido pela rede de supermercados sediada em Santo André, na Grande São Paulo, a partir da implementação de 149 ações de relacionamento. O valor responde por quase um quarto do aumento das vendas no ano, que foi de R$ 161 milhões.

 

Em 2011, a empresa pretende faturar até R$ 42 milhões a partir das estratégias de maketing direto, ao mesmo tempo em que desembarca em um novo negócio, de postos de combustível. Devem ser abertas três unidades de postos, em Santo André, Tatuí e São José dos Campos, que vão consumir a maior parte dos investimentos de R$ 22 milhões previstos para este ano. A meta é faturar R$ 1,68 bilhão em 2011, 10,5% superior ao total de 2010.

 

"Até 2007, estávamos empenhados em cortar custos para aumentar a margem líquida, mas chega um momento em que não há mais o que cortar", diz Antônio José Monte, presidente da Coop, dona de 29 unidades no Estado de São Paulo. Decidida a fazer as vendas aumentarem, a empresa contratou a consultoria Peppers & Rogers Group e fez uma atualização da sua base de 1,55 milhão de consumidores cooperados, que respondem por 85% das vendas da rede.

 

As ações de relacionamento vem sendo realizadas desde 2009, ano em que a rede registrou um incremento de R$ 21,5 milhões nas vendas decorrentes das ações de marketing direto. A margem de lucro líquida, que estava em 1,1% antes nesse ano, subiu para 1,5% em 2010 e a expectativa é atingir 1,8% este ano.

 

Segundo Antônio Monte, a Coop dividiu sua base de clientes em três grupos: o consumidor A, que compra pelo menos três vezes por mês na rede e gasta no mínimo R$ 500 no período; o consumidor inativo, que não fez compras na Coop nos últimos quatro meses; e o consumidor "em desenvolvimento", que frequenta a loja pelo menos uma vez a cada quatro meses, com compras de apenas alguns itens.

 

A partir daí, foram desenhadas ações específicas para cada grupo, disparadas por mala direta ou pela central de atendimento da rede. "Para o consumidor 'A', por exemplo, oferecemos o bolo de aniversário", diz Monte. "É o público que se abastece na Coop, queremos mantê-lo", afirma. Durante um ano, a ação foi realizada com 84 mil clientes. Metade deles foi à loja buscar o bolo e, invariavelmente, fazer alguma compra.

 

Já para um grupo de 14 mil consumidores que compram menos que o desejado, uma das ações foi a oferta do condicionador a R$ 0,01 para quem levasse o xampu. Nesta ação, a taxa de conversão foi de 17%, índice que a empresa considera alto. "A média de conversão nesse tipo de ação é de 4%", diz Claudia Montini, analista de marketing da Coop. Para incentivar os inativos, ofertou molho para quem levasse para casa o disco de pizza, em compras acima de R$ 80. A iniciativa atingiu 27 mil consumidores e a taxa de conversão foi de 8%. "É expressivo, já que essas pessoas estavam há quatro meses sem comprar na Coop", diz ela.

 


Veículo: DCI


Veja também

Múltis reajustam sem perder vendas

As principais multinacionais de consumo do mundo conseguiram repassar este ano aumentos de preços de até 6...

Veja mais
Caminhões rodam perto de 20 anos no Brasil

Frota é uma das mais antigas em circulação no mundo e há casos de veículos operando h...

Veja mais
Walmart cresce no exterior e perde vendas nos EUA

O CEO mundial Mike Duke quer abrir lojas menores e expandir a presença na internet para driblar retraç&ati...

Veja mais
Carrefour planeja abrir capital do Dia em julho

Abrir o capital da rede de baixos preços Dia é a melhor alternativa para os acionistas do Carrefour, confo...

Veja mais
Brasil vai "trocar" carnes por mais trigo da Rússia

Jardim, que integra comitiva de Temer à Rússia: país terá autorização para ven...

Veja mais
Sara Lee negocia operação de café da Maratá

A Sara Lee, que tem 22,3% do mercado de café do país, negocia a compra das operações de caf&...

Veja mais
Lucro do Walmart sobe, mas vendas nos Estados Unidos caem

O Wal-Mart anunciou ontem um aumento maior que o esperado no lucro trimestral, equilibrado por fortes vendas em pa&iacut...

Veja mais
Cooperativas ampliam fatia no comércio internacional do País

No primeiro quadrimestre de 2011, as exportações das cooperativas apresentaram crescimento de 34,4% sobre ...

Veja mais
Gasto com importação de farinha de trigo sobe 34%

A cadeia tritícola, de produtores a moinhos, pede que o governo regulamente as importações de farin...

Veja mais