São Braz leva ao ar campanha institucional alusiva aos seus 60 anos

Leia em 5min 50s


Nova marca destaca a data


 
- Filme, peças para jornais, rádios, revistas e internet integram a campanha criada pela Aporte -
 
 
    A São Braz, marca presente no dia a dia da mesa do consumidor, completa 60 anos no mercado e movimenta campanha publicitária institucional, com foco na data que revela porque a marca chega a “melhor idade” como sinônimo de qualidade e um exemplo de acerto empresarial de capital 100% brasileiro. A nova campanha é assinada pela agência pernambucana Aporte Comunicação e conta com veiculação na Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.
 
    Para destacar a data de aniversário, a agência desenvolveu também para a São Braz um selo diferenciado, alusivo aos 60 anos, que será aplicado nas peças publicitárias e de comemorações, ao lado da tradicional marca, que recebeu a última intervenção de renovação na década de 70. A nova campanha já estampa uma e outra em suas peças.
 
    Seguindo o conceito 'São Braz, 60 anos. Qualidade para toda vida', a indústria que surgiu em 1951, no estado paraibano, reforça seu posicionamento nas praças em que atua com a veiculação de um filme de 60”, que começou a ser veiculado no início de maio e se estendendo até dezembro, além de anúncios para jornais, peças estruturadas para publicações do segmento, de circulação nacional e local, como revistas Veja, Algo Mais e Super Hiper, além de spots e produção para mídias sociais dos principais portais e blogs.
 
    O filme é ágil e explora imagens da fábrica, dos produtos, com cenas de um cotidiano familiar, onde a presença da São Braz é uma constante, entre outras, nos dando uma ideia da solidez da empresa, da qualidade com que a marca cuida dos produtos, a modernização operacional, investimentos técnicos e mão de obra especializada, que faz da São Braz sinônimo de qualidade e uma das maiores indústrias de torrefações do nosso país.
 
    “O maior patrimônio da marca, em seus 60 anos, é a relação de confiança que a São Braz construiu com o consumidor", lembra o gerente nacional de marketing, Carlos Frederico Dominguez, que agenda uma série de comemorações em torno da data ao longo do ano. Dominguez ressalta, ainda, que a exemplo da campanha de 60 anos da São Braz, o posicionamento da marca é reforçado por campanhas institucionais de peso anualmente, seguindo um plano de mídia com base em calendário de datas específicas, definido pela São Braz e com as ações pontuais.
 
    A exemplo temos campanhas anteriores realizadas com o ator Reynaldo Giannecchini, de agosto/2009 a setembro/2010, a promoção Pippo's Vitaminado, que entregou cerca de mil prêmios em MP3, mochilas e relógios de pulso; a aliança firmada com a Panasonic do Brasil, de novembro/2009 a março/2010, líder mundial nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos, no tema do Flocão Novomilho que sorteou um total de dois mil aparelhos de micro-ondas Panasonic para os consumidores dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Além da promoção, a São Braz também apostou na Copa do Mundo da África com filme com recursos de animação, veiculado de junho a julho de 2010.
 
    A São Braz teve como último trabalho publicitário, também assinado pela Aporte, a campanha "É Só pensar em Você", com estreia em outubro de 2010 e continuidade da mídia no primeiro quadrimestre de 2011, com a música do cantor e compositor paraibano Chico César, “Pensar em você”, com interpretação da cantora pernambucana Isabela Moraes. Além das campanhas apontadas acima o Café São Braz também teve grande destaque no Premio JC Recall de Marcas ano 2010, categoria estreada naquele ano onde a São Braz teve o primeiro lugar.
 
    A marca tem investido e modernizado o marketing institucional. Desde 2007, a São Braz utiliza a ferramenta de licenciamentos, adquirindo o poder de uso em nosso país, de desenhos animados como Padrinhos Mágicos, exibido no Canal Jetix, no Disney Channel e na Rede Globo, como propriedade da Nelvana e produção da Disney, para ilustrar as embalagens dos cereais matinais de marca própria Carrefour em todo o Brasil. “Posteriormente produzimos embalagens também de cereais para o Carrefour, com o filme Avatar, vencedor do Oscar, numa boa sacada de marketing de oportunidade. Mais recentemente, adquirimos o licenciamento dos personagens Bob Esponja e Ben 10, que fazem igual sucesso entre a garotada”, diz Carlos Frederico Dominguez.
 
    Produtos e produção - A São Braz produz atualmente mais de 200 itens alimentícios, em um parque industrial com mais de 100.000 metros quadrados. O café, uma mania nacional, pilota um mix de outros produtos de maior destaque da marca como: Flocão Novo Milho; Canjiquinha; biscoitos; cereal matinal; achocolatados; barras de ceral; misturas para bolo; rosquinhas; powerlate; snacks; Pippos; farinha de milho; filtros de papel; temperos e coloríficos. A São Braz representa a oitava torrefação do país. Detém tecnologia própria para "blendar" o café, de acordo com o padrão de cada grão e após a torra, o que aumenta a qualidade e acentua o aroma e o sabor da bebida. Com lançamentos de produtos em intenso ritmo e em diversos segmentos do mix da indústria, a marca chega a quase todas as grandes redes de supermercados do país.
 
    Perfil - A São Braz foi fundada por José Carlos da Silva Júnior, em 1951, no Estado da Paraíba. No decorrer de sua história, ampliou continuamente sua oferta de alimentos. Já em 1959, os consumidores encontravam no mercado uma grande variedade de produtos da marca. Na década de 60, seu setor fabril, antes instalado na cidade de Campina Grande, foi centralizado na filial de Cabedelo, atualmente uma das mais modernas unidades fabris da América Latina, em que trabalham mais de mil funcionários. O grupo São Braz, com  distribuidores de alimentos localizados em todo o Nordeste e Sudeste, que atendem praticamente todo o território nacional, o Grupo São Braz conta com uma sólida estrutura na qual estão integradas as empresas: Indústria – São Braz; Franquia – São Braz; Comunicação – TV Paraíba; TV Cabo Branco; Cabo Branco FM; Paraíba FM; Jornal da Paraíba; Concessionárias – Braz motors; Autobraz; AutoVia; Araguaia.
 
    São Braz X IMIP - Em agosto de 2002, a São Braz aderiu ao Projeto Empresa Solidária, do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), uma entidade de natureza pública, não estadual, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Desde então, a empresa tornou-se co-responsável pelo atendimento, em diversas especialidades médicas, de mais de 600 mil pessoas por ano, entre mulheres, crianças e adolescentes carentes de todo o Nordeste.
 

Ficha Técnica
Agência: Aporte Comunicação
Cliente: Grupo São Braz
Campanha: 60 anos
Diretor de criação: Paulo Trajano
Redação: Ana Braga e Alex Camilo
Direção de arte: Guilla Mirada
Atendimento: Ângelo Mello e Juliana Vidal
Mídia: Ana Paula Alcântara
Aprovação: Fred Dominguez
 
 


Veja também

Como ele foi pensar nisso?

Numa indústria sem muita criatividade, físico português inova ao criar o papel higiênico preto...

Veja mais
O incansável colecionador de empresas

Fundador de marcas como Kaiser e Kero Coco, Luiz Otávio Pôssas Gonçalves não para de inventar...

Veja mais
Walmart lança site próprio de compra coletiva

Meta da rede varejista com a estratégia de compras coletivas é elevar em até 10% o faturamento com ...

Veja mais
Associação de 16 supermercados estuda abrir capital

Ideia em estudo pela Rede Brasil é fazer lançamento de ações em 2 a 3 anos, para ganhar estr...

Veja mais
Beleza: Brasil tem maior alta no consumo

O varejo de produtos de beleza e cuidados pessoais vendeu US$ 37,4 bilhões em mercadorias no Brasil no ano passad...

Veja mais
Governo quer definir um preço mínimo para a laranja, diz Rossi

O governo brasileiro quer definir, nas próximas semanas, o preço mínimo para a laranja, oferecendo ...

Veja mais
Cinco marcas negociam compra da Lojas do Baú

A venda da rede de Lojas do Baú já despertou o interesse de pelo menos cinco varejistas. Máquina de...

Veja mais
Cesta básica da região registra maior recuo do ano

Depois de acompanhar constantes altas nos alimentos, o consumidor do Grande ABC pode respirar aliviado, pelo menos por e...

Veja mais
Pão de Açúcar começa a analisar as contas do Baú da Felicidade

Empresário Abilio Diniz fez proposta pelas lojas do grupo Silvio Santos ao Bradesco BBI, responsável pela ...

Veja mais