Pão de Açúcar começa a analisar as contas do Baú da Felicidade

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Empresário Abilio Diniz fez proposta pelas lojas do grupo Silvio Santos ao Bradesco BBI, responsável pela venda da rede

 

Executivos do Ponto Frio, bandeira de eletroeletrônicos do grupo Pão de Açúcar, estão nas lojas do Baú da Felicidade fazendo due diligence — espécie de analise das informações referentes a uma empresa. Pessoas ligadas às negociações afirmam que a companhia comandada por Abilio Diniz fez uma proposta pela totalidade das lojas do Baú ao Bradesco BBI, que detém o mandato de venda da varejista. O grupo Silvio Santos negou as informações, já o Ponto Frio informou que não comenta o assunto.

 

No Paraná, onde o Baú possui 89 de suas 137 unidades, o Ponto Frio tem 22 unidades e a Casas Bahia opera 25. A intenção do grupo Pão de Açúcar seria transformar os pontos de venda do Baú em Ponto Frio uma vez que a Casas Bahia, também pertencente à companhia, já teria uma penetração considerada adequada nos locais onde existem lojas do Baú.

 

Esta não é a primeira vez que o Ponto Frio tenta a sorte na região. Em 2000, ainda sob o comando de Lily Safra, a companhia arrematou em um leilão disputado com a Casas Bahia, que na época tinha somente a família Klein como proprietária, as 81 lojas da Disapel localizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A varejista fundada em 1964 por Mario Turkiewicz chegou a ter 266 filiais espalhadas pelo país e era referência no Sul, porém não resistiu às dificuldades e teve sua falência decretada em 2000.

 

Enquanto ainda pertencia à Lily Safra, as lojas do Ponto Frio também não conseguiram êxito no Sul. Atualmente, a bandeira tem 76 unidades nos três estados, ou seja, menos do que a quantidade de lojas compradas da Disapel. A Casas Bahia foi outra que não obteve grande sucesso no exigente mercado sulista. A varejista fundada por Samuel Klein chegou a ter 28 pontos de venda no Rio Grande do Sul, mas aos poucos fechou todas as lojas no estado. As cinco últimas unidades fecharam as portas em dezembro de 2009.

 

Hoje, no entanto, a situação é diferente. Depois de adquirido pelo grupo Pão de Açúcar, o Ponto Frio voltou a dar resultados positivos naquele mercado e a Casas Bahia também está indo bem com a nova administração. “O Ponto Frio, antes de ser adquirido pelo grupo Pão de Açúcar, era mal administrado”, afirma Adir Ribeiro, especialista em varejo da consultoria Praxis Education.

 


Veículo: Brasil Econômico


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