A venda da rede de Lojas do Baú já despertou o interesse de pelo menos cinco varejistas. Máquina de Vendas, Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Mercado Móveis e Elektra estariam na disputa pela aquisição da varejista de Silvio Santos, afirmaram fontes.
Até o momento, ainda não há nada fechado. As empresas apenas procuraram o Bradesco BBI, banco responsável pela negociação, para avaliar a aquisição. As companhias não confirmam se vão fazer propostas para comprar o Baú.
O grupo Silvio Santos pretende fechar a venda do Baú entre 60 e 90 dias.
A decisão de se desfazer da varejista faz parte de um processo de reestruturação do grupo Silvio Santos. O conglomerado de 30 empresas foi o pivô de uma crise após a quebra do banco Panamericano no ano passado, o seu braço financeiro.
O Baú ficou conhecido pela venda de carnês para a compra de produtos e participação em sorteios. O modelo, porém, se extinguiu com a melhora das condições de crédito do país.
Silvio pretende focar seu negócio apenas nos segmentos de consumo, capitalização e comunicação, o que favorece três de suas empresas: a Jequiti, o SBT e a Tele Sena.
Depois de perder o PanAmericano, após uma fraude contábil que gerou um rombo de R$ 4 bilhões, o grupo Silvio Santos decidiu se reestruturar para não sofrer os impactos da venda do banco.
De acordo com o vice-presidente do grupo, Lásaro do Carmo Jr, o Baú é uma empresa deficitária. A varejista ficou da fora da onda de fusões no setor e hoje precisa concorrer com gigantes como o conglomerado Pão de Açúcar/Casas Bahia e a Magazine Luiza.
Veículo: DCI