Duas Rodas investe em chocolate no SE

Leia em 3min 20s

Companhia catarinense de gestão familiar planeja faturar R$ 1 bi até 2015 e estuda aquisições

 

Com investimento de R$ 26 milhões, a fabricante de ingredientes para sorvetes artesanais e aromas para a indústria de alimentos e bebidas Duas Rodas Industrial inaugura este mês uma unidade de cobertura de chocolate na cidade de Estância, em Sergipe.

 

O negócio será a porta de entrada da empresa de 85 anos, fundada por um casal de imigrantes alemães em Jaraguá do Sul (SC), no setor de refeições fora do lar (bares e restaurantes, por exemplo).

 

Segundo Leonardo Fausto Zipf, diretor-superintendente da empresa, a diversificação dos negócios da companhia faz parte da estratégia de crescimento desenhada para os próximos anos: aumentar em 120% o faturamento até 2015, quando as vendas devem alcançar R$ 1 bilhão.

 

A nova fábrica de coberturas de chocolate em barra deverá operar com 100 funcionários, mas, segundo Zipf, a perspectiva é dobrar o tamanho da unidade já em 2012. O prédio foi construído no mesmo parque em que a Duas Rodas mantinha outra unidade em operação. Segundo o executivo, a proximidade do local com os fornecedores de cacau, no Sul da Bahia, contou pontos para a instalação na região.

 

Além da planta em Sergipe e em Jaraguá do Sul, onde está a sede da empresa, a Duas Rodas mantém unidades produtivas em Manaus, Buenos Aires, na região metropolitana de Santiago e Envigado, na Colômbia. São 1,5 mil funcionários empregados diretamente nos negócios da companhia.

 

As operações internacionais da Duas Rodas representam hoje entre 12% e 13% das vendas da companhia, mas o superintendente acredita que essa fatia possa chegar a 25% nos próximos anos. Zipf não revela o faturamento em 2010, mas acredita que com o início dos negócios com barras de chocolate - que serão vendidos com a marca Selecta, presente no mercado desde 1953 - a empresa possa ampliar em R$ 80 milhões por ano as vendas antes de 2014.

 

As coberturas chegam ao mercado em barras de 1kg ou 2,3 kg e estão divididas nas linhas Supreme e Confeiteiro, nos sabores chocolate ao leite, chocolate branco, chocolate meio amargo e chocolate amargo para atender confeitarias, docerias, cafeterias, serviços de catering, restaurantes, hotéis e buffets, além de produtores de chocolates e bombons artesanais.

 

Para alcançar o primeiro bilhão em vendas, a Duas Rodas estuda aquisições. Segundo Zipf, a companhia está em fase de "due dilligence" em duas empresas nacionais e estuda opções de compra no México e nos Estados Unidos.

 

Neste momento, há intenção de ampliar a atuação no segmento de refeições fora do lar. O mercado é promissor no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Indústria da Alimentação (Abia), o segmento cresceu 16,5% em 2010 na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 75,1 bilhões.

 

Além de aromas, a Duas Rodas Industrial atua na fabricação de ingredientes para sorvetes, condimentos e aditivos (para as indústrias de produtos feitos à base de carnes bovinas, suínas e aves), e o segmento agroindustrial (com flocos de frutas, vegetais desidratados).

 

Segundo Zipf, a empresa prospecta aquisições de negócios que agreguem tecnologia ao portfólio da Duas Rodas. A intenção, de acordo com o superintendente, é crescer sem perder o foco no setor de ingredientes para a indústria -a origem do negócio.

 

Fundada em 1925 pelo casal Rudolph e Hildegard Hufenüssler, ele químico-farmacêutico e ela formada em física, a Duas Rodas Industrial teve início com a fabricação de extratos e essências naturais, derivados de frutas como laranja e limão. Hoje, a empresa está na terceira geração da família, da qual Zipf é representante. "É uma empresa que se mantém fiel às raízes", diz.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Carrefour lança campanha

Para reforçar seu posicionamento de preço baixo, o Carrefour estreia a campanha “50% de Desconto na ...

Veja mais
EUA pagarão mais por brinquedos dos asiáticos

Na China Import & Export Fair, no fim de abril, um comprador ocidental protestou contra a alta dos preços ves...

Veja mais
Magnolia Cupcakes quer chegar ao Brasil em 18 meses

A Magnolia Cupcakes, a rede americana de produtos panificados que fez sua fama com o seriado "Sex and the City", est&aac...

Veja mais
Carrefour abre leque de compradores no País

O futuro da subsidiária brasileira do francês Carrefour ainda é incerto. Grupos como Pão de A...

Veja mais
Chocolate está na preferência dos consumidores como sugestão de presente para o Dia dos Namorados

Empresas do setor apostam no aquecimento das vendas em junho e lançam novidades para todos os perfis de casais. ...

Veja mais
Cereser recebe homenagem da Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Cereser, fabricante de bebidas que comemora este ano 85 anos de atividade, foi uma das empresas homenageadas no evento...

Veja mais
Bombril amplia em 30% sua capacidade de produção de detergentes

A Bombril – maior e melhor empresa de solução de limpeza doméstica do Brasil, com produtos l&...

Veja mais
Carrefour prepara ofertas especiais para o Dia dos Namorados

Amplo sortimento, preços competitivos e parcelamento facilitado no Cartão Carrefour são as apostas ...

Veja mais
Magazine Luiza aposta em inflação sob controle

A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, afirmou hoje que acredita que a inflação no Pa&iacut...

Veja mais