EUA pagarão mais por brinquedos dos asiáticos

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Na China Import & Export Fair, no fim de abril, um comprador ocidental protestou contra a alta dos preços vestindo uma camiseta estampada com "muito caro", em chinês. Isso não despertou muita simpatia de Clara Zhang, gerente de vendas da China Nanjing Toy, fabricante de ursinhos de pelúcia e patinhos. "Dissemos: 'Desculpe, senhor, provavelmente o senhor terá que pagar ainda mais'."

 

Centenas de fábricas de brinquedos presentes à feira, a maior no país, estão cobrando mais caro, à medida que a segunda maior economia do mundo enfrenta uma inflação que disparou em março para um pico anualizado de 5,4% em quase três anos. Segundo a China Toy Association, o país exportou brinquedos no equivalente a US$ 2,6 bilhões nos primeiros quatro meses do ano, 17% mais do que um ano antes.

 

"Se você levar em conta tudo o que os fabricantes de brinquedos chineses estão enfrentando - mão de obra, matérias-primas, câmbio -, uma elevação dos preços é apenas uma consequência natural", disse Hua Zhongwei, analista macroeconômico na HuaChuang Securities, em Pequim. "Existe uma grande chance de que os consumidores americanos enfrentem preços mais altos ao comprar seus presentes de Natal neste ano."

 

A Mattel anunciou um aumento de preços de um dígito para os seus produtos em 15 de abril. A Hasbro, que produz diversos brinquedos, inclusive aqueles para os personagens Transformers e Homem-Aranha, elevou seus preços em 6% a 7% em fevereiro, segundo David Hargreaves, chefe de operações da empresa de Pawtucket, Rhode Island. "Não tivemos reação contrária dos varejistas", diz Hargreaves. "Eles aceitam que os preços precisam subir um pouco." A Toys "R" Us prevê "alguns aumentos de preços" ao consumidor, diz a porta-voz Kathleen Waugh.

 

Parte da pressão vem da alta das commodities, que está reduzindo as margens de lucro dos fabricantes. O preço do petróleo bruto, fonte de muitos dos produtos químicos usados pela fabricante de brinquedos, subiu mais de 40% em 2010. O preço do algodão cresceu 90% no mesmo período. A valorização da moeda chinesa teve um impacto menor, mas significativo.

 

A maior causa de aumento dos preços tem sido a alta dos salários na região costeira da China, onde a mão de obra é escassa. Os salários dos trabalhadores quase duplicaram, no ano passado, para 2.000 yuans (US$ 308) por mês em fábricas na província de Guangdong. Li & Fung, maior fornecedor mundial de brinquedos para varejistas como a Wal-Mart e a Target, produz cerca de metade dos seus produtos na China e diz que repassará aos clientes quaisquer aumentos de custos nas fábrica

 


Veículo: Valor Econômico


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