Varejo: Compra deve elevar receita da companhia em US$ 700 milhões
A fabricante de roupas e calçados VF Corporation, dona de marcas como Wrangler, Nautica, The North Face e Vans, informou ontem que vai comprar a fabricante de botas e roupas Timberland por mais de US$ 2,2 bilhões como parte de sua estratégia de expansão de sua divisão de produtos voltados para esportes de aventura.
A VF pretende fazer da Timberland parte de sua divisão de esportes de aventura e de esportes radicais. A companhia disse ainda que a sede da Timberland continuará funcionando em Stratham, Nova Hampshire, nos Estados Unidos.
Com a nova marca, a divisão da VF de esportes de aventura e radicais, que também inclui as marcas Vans, Jansport, Eastpak, entre outras, passará a responder por 50% da receita total da empresa. A companhia prevê que essa parcela crescerá para 60% até 2015.
A VF está oferecendo US$ 43 por ação da Timberland, com ágio de 43,4% em relação à cotação de fechamento das ações da Timberland na semana passada.
A VF, sediada em Greensboro, na Carolina do Norte, disse que os conselhos de administração de ambas as empresas aprovaram o negócio, que deve ser concretizará durante o terceiro trimestre.
A VF vem se expandindo por meio de aquisições, e elaborou, cerca de um ano atrás, uma lista de 50 empresas que poderiam ajudar o segmento de esportes de aventura a crescer, disse seu principal executivo, Eric Wiseman, em teleconferência com analistas. A lista foi reduzida e refinada com o passar do tempo, disse ele. "A Timberland ocupava o primeiro lugar dessa lista", disse Wiseman.
A Timberland, conforme previsões, deve registrar cerca de US$ 1,6 bilhão em vendas em 2011. A meta de crescimento para a grife, segundo a VF, é de 10% na receita anual da empresa.
A aquisição, segundo a VF, reforçará seus lucros em US$ 0,25 por ação e sua receita em US$ 700 milhões ainda este ano. A empresa informou ainda que a transação aumentará seus lucros de 2012 em US$ 0,75 por ação. Essas estimativas levam em conta os gastos de cerca de US$ 0,20 por ação decorrentes da transação este ano e os de US$ 0,15 por ação em 2012.
A Timberland, que também detém a marca SmartWool, ficou famosa na década de 1970 com suas botas à prova d'água, destinadas a esportes como "trekking" e escaladas, e, mais tarde, com seus mocassins de couro "docksides".
A empresa, que também fabrica tênis e roupas, sofreu com a queda das vendas durante a recessão nos estados Unidos e Europa. Seus resultados melhoraram nos últimos trimestres, mas em maio ficaram aquém das expectativas para o primeiro trimestre, o que fez suas ações despencarem.
Os papéis da Timberland fecharam com queda de 28% na sexta-feira em relação ao seu preço anterior à divulgação de sua demonstração de lucros, em maio.
Veículo: Valor Econômico