Inauguração faz parte da estratégia da fabricante para ampliar mercado no país.
A finlandesa Nokia está apostando pesado no mercado varejista brasileiro. A gigante mundial do segmento de telecomunicações inaugura hoje em Belo Horizonte a 4ª loja própria no Brasil. O valor do investimento não foi revelado, mas segundo a diretora de varejo da Nokia para a América Latina, Cecile Mengoli, a iniciativa faz parte da estratégia de avançar significativamente sobre o mercado brasileiro a partir de agora. Localizada no BH Shopping, região Centro-Sul da Capital, a Nokia Store é a maior da empresa no país, com 150 metros quadrados.
Segundo Cecile, além de lojas próprias, os modelos de franquias e quiosques deverão ser amplamente utilizados no Brasil nos próximos anos. "Vamos optar majoritariamente pelo sistema de franchising. Já estamos prospectando possibilidades em várias regiões de Minas, por exemplo. O Brasil tem despontado como o mercado mais promissor para novos negócios na América Latina", afirmou.
No entanto, ela não informou estimativa do custo de uma franquia Nokia, mas disse que, naturalmente, os preços variam conforme a proposta que a loja vier a oferecer.
Com a inauguração da unidade do BH Shopping, a Nokia encerra o primeiro semestre de 2011 com nove pontos de venda no Brasil. Além da loja mineira, há estabelecimentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. "Nossa meta é, até 2013, estarmos presentes nos principais shoppings brasileiros", disse.
Conforme Cecile, com a Nokia Store os clientes mineiros terão mais agilidade no lançamento de novos produtos. "Geralmente realizamos lançamentos simultâneos em todas nossas as lojas", explicou.
Além dos tradicionais celulares, a loja do BH Shopping possui um espaço dedicado para games, composto de TVs LCD acopladas a aparelhos Nokia N8 com saída HDMI para que os consumidores possam experimentar os produtos.
Ao ser questionada sobre os rumores de que a companhia estaria à venda Cecile foi enfática. "Se acreditasse nisso não estaria aqui agora", disse.
Conforme informações da multinacional, a companhia possui algo em torno de 1,3 bilhão de usuários no mundo, entre celulares, smartphones e computadores de alta performance.
A Nokia encerrou 2010 com receita bruta global de 42,4 bilhões de euros. Neste período o Brasil respondeu por aproximadamente 5% dos negócios, o correspondente a 1,6 bilhões de euros.
No final do ano passado a Nokia transferiu a sede das operações para a América Latina de Miami, nos Estados Unidos, para São Paulo. O escritório antigo continua cuidando dos negócios da empresa no Caribe, América Central e Venezuela. No entanto as principais atividades administrativas desta área de abrangência, agora, estão concentradas no Brasil. A proximidade do país a grandes clientes e o momento político e econômico positivo pelo qual o Brasil passa foram os principais motivos para a decisão.
A Nokia possui aproximadamente 900 lojas no mundo, entre unidades próprias, franquias e quiosques. O Brasil é o único representante das Américas com franquias da marca. O modelo de negócio já é utilizado em países como Rússia, China, Itália e Arábia Saudita. O Brasil foi o segundo país a receber esse formato de varejo, atrás apenas da Arábia Saudita. Outra experiência diferenciada que a Nokia pretende implementar no Brasil são os shop-in-shop (loja dentro de uma loja) que já somam 660 mundialmente.
Veículo: Diário do Comércio - MG