Carrefour adquire Dia da Norfin Holder

Leia em 1min 50s

Mesmo com toda a negociação da compra do Carrefour pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), a gigante supermercadista francesa continua mostrando apetite de compras. Na última sexta-feira, o Carrefour anunciou ter adquirido, da sua subsidiária Norfin Holder, 100% do capital da cadeia de descontos Dia, por 2,378 bilhões de euros, ou 3,50 euros por ação. A operação tinha sido aprovada na assembleia-geral de acionistas da varejista francesa, realizada no dia 21 de junho.

 

A transação tem o objetivo de permitir a distribuição das ações do Dia pelo Carrefour no dia 5 de julho, quando os papéis serão listados na Bolsa de Madri. A compra das ações será ajustada de acordo com o preço de abertura do papel do Dia no dia da listagem e está sujeita à aprovação da Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV). As informações são da Dow Jones.

 

A negociação vem em meio há uma série de especulações sobre o futuro do Carrefour no Brasil, em que rede varejista, depois de uma série de resultados negativos, começam a considerar a possibilidade de uma fusão com o GPA. De acordo com Nelson Barrizzelli, analista do mercado varejista e professor de economia Universidade São Paulo (USP) a aquisição já estava programada e pouco interfere nas ações do grupo francês com o GPA. "Uma coisa não pode ser atrelada a outra. A questão GPA e Carrefour, apesar da repercussão mundial, está mais ligada financeiramente ao mercado brasileiro. Esta ação faz parte de uma transição mundial, já especulada anteriormente". afirmou o analista.

 

Mudanças

 

Conforme Barrizzelli, ainda é cedo para qualquer repercussão sobre possíveis mudanças. "Estamos num momento delicado do varejo mundial, em que a briga dos gigantes afeta o varejo no planeta; essa ação é apenas mais um movimento neste jogo de especulação e negociações", continuou. Na reunião que aconteceu no último mês, o grupo francês já havia divulgado interesse em transformar a Dia e alguns ativos europeus da área imobiliária em companhias separadas e listadas, traçando uma nova estratégia de mercado para a empresa multinacional. Atualmente, o Carrefour, a segunda maior varejista do mundo depois do Walmart.

 

 

Veículo: DCI


Veja também

Produção de trigo será menor este ano no País

A produção de trigo no País deve ser menor na safra 2011/2012 que já começou a ser se...

Veja mais
Pague Menos leva dois prêmios da ADVB em 2011

A rede de farmácias Pague Menos, tradicional no norte e nordeste brasileiro foi a única empresa a levar pa...

Veja mais
Só contra os insetos

A Anvisa deve baixar em breve norma para obrigar os fabricantes de saneantes -como desinfetantes, detergentes e insetici...

Veja mais
Nestlé negocia compra de empresa chinesa de doces, segundo jornal

A Nestlé está negociando a compra da empresa chinesa de doces Hsu Fu Chi, segundo reportagem do jornal "Wa...

Veja mais
Domínio do Walmart nos EUA é polêmico

Rede tem participação de mercado similar à que teria a empresa resultante da fusão Pã...

Veja mais
Ação do Pão de Açúcar traz risco, diz analista

Para especialistas, momento não é favorável para compra por incerteza sobre a fusão   ...

Veja mais
Só 13% dos fornecedores preveem benefício

Apenas 12,6% das empresas que fornecem às grandes redes de varejo do país afirmam que serão benefic...

Veja mais
Gargalos impedem desenvolvimento

Precariedade da infraestrutura e da rede de transportes tira competitividade da indústria mineira.   A pre...

Veja mais
Governo recua e pede mais cautela no apoio a megafusão no varejo

A repercussão negativa do anúncio da possível fusão do Carrefour com o Pão de A&ccedi...

Veja mais