A LG Electronics, terceira maior fabricante de celulares no mundo, diminuiu sua meta anual de venda de smartphones em cerca de 20% após perder clientes para concorrentes como Apple e Samsung.
A companhia agora espera vender 24 milhões de smartphones em 2011, afirmou ontem Park Jong Seok, chefe da divisão de celulares da LG.
A divisão de celulares da LG teve prejuízo operacional de 100,5 bilhões de wons (US$ 94 milhões) nos primeiros três meses do ano, contribuindo para que a empresa tivesse perdas em dois trimestres consecutivos. À medida que o negócio continua melhorando "lentamente", não se pode estimar quando vai haver uma recuperação, afirmou Park.
"É difícil especificar um período, porque há muitas variáveis de mercado e a situação muda muito rápido", disse.
A companhia informou em fevereiro que planejava quadruplicar as vendas de smartphones neste ano por meio do lançamento de 20 novos modelos. Incluindo outros tipos de celulares, a LG espera vender cerca de 114 milhões de unidades em 2011, número que fica abaixo da meta de fevereiro, quando a projeção era de 150 milhões de telefones.
Koo Bon Joon, que assumiu o posto de executivo-chefe em outubro, afirmou, no mês passado, que seria difícil para a divisão de telefones voltar a registrar lucro no segundo trimestre.
A LG conta com o smartphone Optimus, que usa o software Android, do Google, para recuperar os ganhos. A empresa também lançou em fevereiro um tablet com 8,9 polegadas chamado LG Optimus Pad e o smartphone LG Optimus 3D, capaz de gravar imagens tridimensionais. A companhia projeta vendas de 1,7 milhão de unidades do celular 3D até o fim do ano, disse Park.
"Queremos nos diferenciar com bons aparelhos, como o modelo 3D, ganhando vantagem naquilo em que somos mais fortes, como telas", afirmou. A companhia trabalha em um novo modelo equipado com tela de alta definição (HD) de 4,5 polegadas.
A participação da LG no mercado mundial de celulares caiu para 5,6% no primeiro trimestre do ano, ante 7,6% no mesmo período de 2010, segundo dados divulgados pela empresa de pesquisas Gartner em maio.
A fatia da Apple no mercado passou de 15,7% nos três primeiros meses de 2010 para 18,7% no mesmo trimestre deste ano, enquanto a da Samsung mais que dobrou, passando de 4,3% para 10,8% no período, de acordo com a empresa de pesquisas IDC.
A LG adiou a venda de seu tablet com software Android na Coreia do Sul devido à "grande mudança" no mercado causada pelo novo iPad, da Apple. Segundo Park, a LG lançará o modelo, anunciado em fevereiro, em alguns mercados internacionais "considerados significativos".
Veículo: Valor Econômico