O Casino não está tão perto do limite de endividamento como tem sugerido Abilio Diniz em suas entrevistas. Mas a situação começa a ficar mais apertada - embora ainda sob controle - na holding Rallye, uma das empresas por meio da qual Jean-Charles Naouri comanda o grupo.
O Casino tinha dívida líquida consolidada de € 3,84 bilhões ao fim de dezembro, enquanto seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) em 2010 foi de € 1,95 bilhão.
Isso representa uma relação dívida líquida/Ebitda de 1,97 vez, ainda distante do limite de 3,5 vezes previsto nos contratos de financiamento do grupo. Quando o limite é rompido, o credor pode exigir o pagamento imediato dos compromissos da empresa.
Por serem conservadores, esses contratos têm um conceito mais rígido de endividamento, o que faz com que esse índice tenha ficado em 2,14 vezes em dezembro, conforme a documentação enviada pelo Casino ao órgão regulador do mercado francês, o que pressupõe uma dívida líquida de € 4,18 bilhões.
Na holding Rallye, a dívida líquida divulgada é de € 6,56 bilhões, para um Ebitda quase igual ao do Casino, de € 1,96 bilhão. A relação fica em 3,34 vezes. Ao se fazer o mesmo ajuste de cálculo da dívida previsto nos contratos do Casino, a relação dívida/Ebitda sobe para 3,51 vezes.
É importante notar, no entanto, que a Rallye não tem nos seus contratos de dívida a mesma obrigação do Casino.
No caso dela, o compromisso é de que o Ebitda seja pelo menos 2,75 vezes maior que a despesa financeira líquida. E essa relação ficou em 3,56 vezes em 2010.
Desde dezembro, o Casino gastou quase € 800 milhões para aumentar sua fatia no Pão de Açúcar e desembolsou € 860 milhões para comprar a unidade do Carrefour na Tailândia.
Para a agência Standard & Poor's, entretanto, essa saída de caixa não compromete a classificação de risco da rede varejista, que foi mantida em "BBB-".
Isso porque as compras elevam o Ebitda a ser consolidado nos números do Casino em mais de € 200 milhões. Assim, a relação dívida líquida/Ebitda ficará em 3 vezes. Na Rallye o impacto será maior, com a relação se aproximando de 4 vezes.
Veículo: Valor Econômico