Com a participação das principais raças leiteiras do país, a oitava edição da Megaleite, neste ano, registrou recordes nos torneios leiteiros, sediou importantes debates e atingiu expressiva movimentação financeira. A feira,realizada de 26 de junho a 3 de julho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, teve um volume de negócios estimado em R$ 50 milhões, incluindo as vendas de animais em 13 leilões e cinco shoppings, além da comercialização deprodutos pelas empresas participantes do evento.
Em sete dias de mostra, passaram pelo Parque Fernando Costa cerca de 40 mil pessoas de vários estados brasileiros e também do México, Venezuela, Colômbia, Índia e Holanda. O público conferiu a qualidade genética de 2 mil animais de sete raças bovinas (girolando, gir leiteiro, guzerá, sindi, simental, pardo-auíço e indubrasil), além de búfalos.
No Torneio Leiteiro da raça Girolando, foram registrados três recordes. Entre eles, da fêmea de sangue Serra Bela Odyssey Bruna, que atingiu a maior produção, com 21,360 kg/leite em nove ordenhas e média de 72,453 kg/leite. O recorde anterior era de 72,320 kg/leite de média. Também houve recorde na raça gir leiteiro. A vaca Via Fia JMMA superou a própria marca, atingindo produção total de 148,180 kg/leite e média de 49,393 kg/leite.
Além do recorde mundial, a vaca foi a grande campeã da raça na Megaleite. A lista dos campeões da feira, tanto do torneio quanto do julgamento, está disponível no site da Girolando (girolando.com.br/megaleite2011). Pela primeira vez, a feira teve o projeto Megaleite Sustentável. Cerca de 100 kg de resíduos de saúde animal foram coletados. Já a coleta seletiva de embalagens gerou mais de uma 1,4 toneladas de materiais, que foram destinados a reciclagem. Houve também a coleta de óleo de fritura gerado por restaurante que funcionou durante a feira. Os 129 litros de óleo coletados por uma empresa especializada foram trocados por detergente e água sanitária.
Na parte de responsabilidade social, a feira recebeu três 3 mil estudantes no Projeto Giroleite, cujo objetivo é mostrar às crianças e adolescentes como funciona a cadeia produtiva do leite.
A Megaleite teve também importantes debates. Com a presença de diversas autoridades nacionais, a abertura oficial da mostra levou ao público presente as novidades do texto do Código Florestal. Durante a audiência pública externa da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, os parlamentares explicaram as principais alterações na legislação.
Outro evento que marcou a edição da feira foi a entrega do Mérito Girolando, que este ano foi concedido aos criadores Gabriel Donato de Andrade e Orostrato Olavo Barbosa.
Veículo: Diário do Comércio - MG