O grupo de lácteos francês Lactalis anunciou na sexta-feira que obteve 83,3% do capital da italiana Parmalat no encerramento de sua oferta pública de compra. A operação fará da empresa francesa, dona da marca Président, líder mundial no setor de lácteos. A receita combinada de Lactalis e Parmalat se aproxima de € 15 bilhões.
O sucesso da oferta pública de compra de ações, que tinha sido rejeitada pela Parmalat, era condicionado à obtenção de ao menos 55% do capital da italiana. A Lactalis já tinha uma participação de 29% na Parmalat, comprada em março. Na oferta de compra encerrada na sexta-feira, adquiriu mais 54,3% por € 2,5 bilhões.
"Esta é uma etapa importante para nosso grupo que permitirá um crescimento de nossas atividades de quase 50%. O grupo Lactalis torna-se, assim, mais internacional e diversificado", disse o presidente do conselho fiscal da Lactalis, Emmanuel Besnier. Segundo ele, as duas empresas poderão se beneficiar da complementaridade de sua organização internacional e de seu portfólio de marcas.
Analistas do mercado de lácteos acreditam que a Lactalis deve avaliar algum tipo de negociação com a brasileira LBR - Lácteos Brasil, que tem a licença de uso da marca Parmalat no Brasil. Antes da investida da Lactalis, a brasileira chegou a negociar uma operação de troca de ações com a italiana Parmalat.
A companhia francesas já tinha conseguido o controle de fato da Parmalat no fim de junho, quando elegeu, na assembleia geral do grupo, seus nove candidatos ao conselho de administração, que tem 11 membros. A Lactalis informou que as ações da Parmalat continuarão listadas na bolsa de Milão. (Com AAR, de São Paulo)
Veículo: Valor Econômico