A fabricante de brinquedos Mattel vai começar a licenciar no Brasil a sua marca Fischer-Price, com foco em produtos para bebês de zero a dois anos. Uma cadeirinha de segurança será lançada ainda este ano, e a empresa está negociando o uso da marca em outros produtos para 2012. A Barbie, carro-chefe da Mattel, representa mais da metade dos licenciamentos da empresa e tem como público-alvo meninas de 3 a 12 anos. Algumas linhas de produto com a imagem da boneca chegam a atingir mulheres de até 35 anos.
A Fisher-Price, empresa da Mattel que há 80 anos fabrica brinquedos e acessórios para crianças pequenas, será a quinta marca licenciada pelo grupo no Brasil. Ela se junta às bonecas Barbie e Polly, aos carros Hot Wheels e ao boneco Max Steel. "Ainda não atuávamos com licenciamento no nicho de bebês, que tem grande potencial", diz a diretora de licenciamento da empresa, Erica Giacomelli.
O licenciamento já representa cerca de 50% do faturamento da Mattel e cresceu 20% em 2010. Para este ano, a companhia espera um aumento de até 15%.
O mercado de licenciamento movimenta R$ 4, 2 bilhões no Brasil e cresce em torno de 5% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral). Para Marici Ferreira, organizadora da Feira Licensing Brasil Meeting, essa estimativa está aquém dos avanços do setor. "Acredito que o faturamento anual chegue a R$ 10 bilhões e que o mercado cresça cerca de 10% ao ano", afirma.
Veículo: Valor Econômico