Preços da Perdigão encostam nos da Sadia

Leia em 1min 20s

Nos últimos três anos, o consumidor de Belo Horizonte habituado à marca Perdigão teve que desembolsar mais dinheiro para adquirir seus produtos.

 

De abril de 2008, um ano antes da fusão Sadia-Perdigão, a junho deste ano, dois anos depois da criação da BRF Brasil Foods, os preços da Perdigão subiram bem mais do que os da Sadia e acima da inflação do período.

 

A taxa ficou em 19% pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE e usado pelo governo federal para definir a meta inflacionária).
Levantamento sobre a evolução dos preços de nove produtos das duas marcas feito pelo site Mercado Mineiro, a pedido da Folha, nos 11 principais supermercados da capital mineira revelou que os preços da Perdigão, quase sempre menores, avançaram em média 31,6%.

 

MENOS PREMIUM

 

Os mesmos itens da Sadia variaram em média 20,2%.
"A Sadia é menos marca premium hoje do que era no passado", disse o professor da Fundação Getulio Vargas Arthur Barrionuevo, especialista em concorrência e regulação e ex-conselheiro do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que julgou a fusão).

 

A reportagem enviou os dados apurados pelo Mercado Mineiro para a BRF Brasil Foods, mas a empresa não quis comentá-los.

 

O levantamento mostra dois momentos da variação dos preços. No ano que antecedeu a fusão, os preços da Perdigão variaram mais. Depois, houve equilíbrio.
Para Barrionuevo, o levantamento, apesar de restrito à capital mineira, é "um indicador" de que isso pode ter se repetido pelo país.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Varejistas apostam no modelo store in store

Originado em Nova Iorque, conceito de loja dentro de outro empreendimento cresce no mercado gaúcho   Quem ...

Veja mais
Guerra de patentes ameaça genéricos

De acordo com associação de indústrias do setor, laboratórios tentam, com liminares, protela...

Veja mais
Exportação de arroz soma 200 mil t em julho

Os preços internos não estão muito favoráveis para os produtores de arroz, mas as exporta&cc...

Veja mais
Berço da Batavo sonha em reaver marca

Produtores de cooperativa paranaense programam inauguração de fábrica de produtos lácteos em...

Veja mais
Cervejaria promove bebida com o aviso 'beba com moderação'

A Cerpa exibe uma publicidade que usa o aviso "beba com moderação" para promover o consumo de cerveja. &n...

Veja mais
Cotação do trigo em Minas segue tendência de queda

Aproximação do início da colheita do grão no Sul do país afeta preços.  ...

Veja mais
Empresa será a 3ª a produzir água oxigenada no país

Apenas duas empresas produzem o peróxido de hidrogênio no Brasil: a belga Peróxidos do Brasil (Grupo...

Veja mais
Shopping Dotz ganha mais um parceiro

Clientes do programa na Capital já podem acumular pontos em suas compras feitas no site da Polishop.   A D...

Veja mais
Lojistas aguardam cenário econômico

Temporários: Comerciantes estão atentos para cortar esses postos se houver qualquer retração...

Veja mais