A Cerpa exibe uma publicidade que usa o aviso "beba com moderação" para promover o consumo de cerveja.
O aviso é usado ao fim de todas as propagandas de bebidas alcoólicas por determinação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
Informado sobre o comercial pela Folha, o Conar viu "indícios de irregularidades éticas" e abriu processo.
A principal peça da campanha é um vídeo que está no ar na TV há um mês cujo protagonista é o personagem Tony Moderação, que aparece rodeado de amigos, mulheres e cervejas.
Ao final do vídeo, as mulheres gritam "Beba com moderação". O comercial é exibido no Pará, sede da Cerpa, e no Maranhão.
O Conar informou, via assessoria, que "não aceita que se atribua o sucesso de alguém ao consumo de álcool". O julgamento será no dia 18.
OUTRO LADO
O publicitário Paulo Mello, da Dahás Comunicação & Marketing, responsável pela campanha, negou intenção de "menosprezar ou brincar em cima da coisa séria que é a responsabilidade social".
O diretor comercial da Cerpa, Ibrahim Dahás, disse que a campanha quis despertar as pessoas para o consumo responsável sem que seja "de forma tão formal".
Ele disse querer um consumidor com longevidade. "Quanto mais pessoas sofrerem acidente por consumir bebidas alcoólicas, menos consumidores nós teremos."
Veículo: Folha de S.Paulo