Com plano de somar 400 novas lojas abertas no Brasil até 2013, uma das maiores redes do segmento de lojas de departamentos, a Lojas Americanas, que está inserida nos negócios da gigante B2W, dona também da rede Submarino.com, obteve lucro líquido de R$ 43,4 milhões no segundo trimestre, conforme era esperado pelo mercado. O valor é praticamente estável em relação ao ganho obtido no mesmo período do ano passado. -
A média de quatro estimativas obtidas com analistas de agências internacionais indicava lucro de 43 milhões de reais para a varejista no período. Já a geração de caixa operacional, medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ficou ligeiramente acima do esperado por analistas, alcançando R$ 300 milhões entre abril e junho, alta anual de 22,5%, sendo que a margem passou de 11,5 para 12,3%. O mercado projetava Ebitda de 288,5 milhões para o período. A varejista apurou ainda um aumento de 14,4 por cento na receita líquida do segundo trimestre, que somou 2,437 bilhões de reais. O resultado trimestral foi favorecido pela comemoração da Páscoa no final de abril, feriado geralmente celebrado em março.
Semestral
Com esses números, a Americanas fechou a primeira metade de 2011 com faturamento líquido de R$ 4,7 bilhões de, incremento de 11,3% ano ao ano. No primeiro semestre, o lucro líquido da companhia atingiu R$ 105,8 milhões de , 15,1 por cento maior ante o mesmo intervalo em 2010. Enquanto isso, o Ebitda semestral cresceu 20,1 por cento, para R$ 579,5 milhões, com margem de 12,4%.
A Americanas fechou junho com 30 lojas inauguradas este ano, totalizando R$ 111 milhões de reais em investimentos. O número de novas lojas equivale a 30% da meta de inaugurações programada para 2011, de 100 unidades. "Outras 45 inaugurações e mais 26 contratos de abertura de loja para 2011 estão em elaboração", afirma a empresa no balanço.
Já a companhia B2W, dona dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, acumulam um prejuízo de R$ 22,5 milhões na primeira metade de 2011, revertendo o lucro líquido de R$ 32 milhões apurado um ano antes. No segundo trimestre apenas, a companhia registrou prejuízo líquido de R$ 20,9 milhões, comparado a ganho de R$ 17,9 milhões no mesmo período de 2010
Veículo: DCI