Encontro supermercadista começa hoje na Fiergs e contará também com a realização de palestras e seminários
Com expectativa de movimentar R$ 270 milhões em negócios, a 30ª Expoagas Convenção Gaúcha de Supermercados começa hoje, na Fiergs, reunindo supermercadistas e fornecedores no maior encontro varejista do Conesul. O resultado almejado é 5,8% maior na comparação com a edição de 2010, quando foram registradas vendas na ordem de R$ 255 milhões. São novas cadeias participantes e homenagens às três décadas de evento, em estrutura que deve reunir 38 mil visitantes durante os três dias.
Entre os 334 expositores da feira, a novidade são estandes dos setores de flores e energia e iluminação, contemplados pela primeira vez no evento. A estratégia de agregar novos produtos segue movimento elaborado na edição anterior, quando companhias de pisos e materiais esportivos também passaram a integrar a Expoagas. Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a entrada dos segmentos simboliza a diversificação na atuação dos supermercados, que deve atender à praticidade procurada pelos consumidores. Ele lembra que em datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães, os supermercados do Estado comercializam até 500 mil vasos de flores em uma semana. “Essa praticidade as pessoas buscam não só em produtos, mas em serviços que precisam no dia a dia”, aponta.
A participação de expositores do Rio Grande do Sul cresceu na comparação com 2010. Enquanto no ano passado 72% das companhias eram gaúchas, este ano o percentual subiu para 77,8%. O índice é visto com bons olhos pela Agas, e configura segurança e uma importante oportunidade de crescimento para a indústria do Estado, segundo Longo. “É um motivo de satisfação poder contribuir com o andamento da indústria, que passa por um momento tão delicado”, diz o dirigente. Ele argumenta que graças aos produtos importados, o comércio conseguiu ampliar e diversificar as vendas, e que agora é hora de dar maior atenção ao setor industrial.
A fim de estimular as transações durante a feira, a Expoagas deste ano está incrementando os públicos compradores, inclusive, ultrapassando os limites do setor supermercadista. Para tornar a proposta efetiva, a Agas concedeu isenção dos ingressos para representantes de bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99 e agropecuárias. “Os supermercados estão concorrendo com muitos setores, como de presentes, eletrodomésticos, mas, como entidade, estamos preocupados que o restante do varejo tenha oportunidade de crescimento também.”
Além da feira de negócios, acontecem paralelamente os seminários e palestras da Convenção Gaúcha de Supermercados. Um dos destaques da programação é o fórum sobre sacolas plásticas, previsto para as 14h de hoje, com a participação de especialistas e autoridades para discutir um dos principais temas que afeta os supermercados. O presidente da Agas destaca que as sacolas representam 3% do plástico usado no Brasil, e que a entidade espera que o consumidor esteja envolvido na discussão, bem como agentes dos poderes Legislativo e Executivo, para encontrar uma saída viável para o uso do produto. O ciclo de palestras ainda conta com uma programação voltada ao público feminino, além de happy hour para os jovens, com participação do publicitário Washington Olivetto.
Veículo: Jornal do Comércio - RS