Orientação farmacêutica na web

Leia em 4min

Projeto inovador foi desenvolvido por alunos da UFMG.

 

Desde 31 de julho, a web hospeda um novo blog que traz uma ideia simples, mas em falta no ambiente on-line: resolver dúvidas do público sobre o uso de medicamentos, a partir da colaboração de especialistas e preservando éticas profis- sionais.

 

De imediato, ao lançar a página, o seu mentor, o recém-formado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Luiz Felipe Stehling, sentiu o impacto da proposta, com o acesso de 400 pessoas ao endereço www.phresponde.com. Dez dias depois, esse número saltaria para 2,7 mil, mostrando algumas surpresas, como o percentual de 2% dos clicks feitos a partir dos Estados Unidos.

 

Não foram apenas esses números que cresceram. Junto, o serviço, batizado de "Pergunte ao Farmacêutico", viu aumentar o que era essencial e sua maior aposta para fazer frente à valorização do farmacêutico em um mercado carente de informação de qualidade: a adesão do público, com o recebimento regular de novas perguntas, além do interesse de profissionais da área em integrar a equipe de consultores do blog. "Estamos recebendo muitos currículos de outros farmacêuticos", relata Luciana de Melo, também recém-formada pela Faculdade de Farmácia e uma das integrantes do projeto.

 

Nessa etapa inicial, o serviço conta com grupo de 11 profissionais especializados, entre eles farmacêutico, farmacêutico industrial - cosméticos e medicamentos - e farmacêutico bioquímico de análises clínicas e de alimentos. São eles que recebem as perguntas, desenvolvem o texto-resposta, o revisam e postam no blog. "O consultor responsável pela publicação avisa ao internauta que a resposta está no site", explica Stehling.

 

De modo geral, as respostas são finalizadas com a indicação de bibliografia consultada e o alerta para que o indivíduo procure o seu farmacêutico. "Queremos incentivar as pessoas a conversarem com o profissional para receberem a orientação adequada sobre o uso dos medicamentos", completa o farmacêutico.

 

Além do balcão - Ampliar a visão sobre a atividade do farmacêutico para além do balcão, reforçando sua atuação na promoção da saúde foi o motor que inicialmente moveu os ex-alunos da UFMG a se dedicarem ao projeto. Mais conhecido como o profissional responsável pelo setor técnico das drogarias, o farmacêutico domina, na vida real, outros campos de conhecimento. Nessas atividades, nem sempre é fácil ao público ter acesso a ele. Não por acaso, o blog gestado na UFMG explora esse aspecto, colocando o farmacêutico on-line à disposição para resolver dúvidas em medicamentos, mas também em cosméticos, exames bioquímicos e alimentos.

 

O serviço não representa desregulamentação profissional, pois não prescreve medicamentos nem substitui especialistas. Basta visitar o blog e ler algumas das respostas para compreender que uma de suas qualidades é abrir conjunto de informações para o usuário, no aspecto mais educativo, em linguagem acessível e sem confrontar regulamentações.

 

"Cabe ao médico procedimentos como diagnóstico, anamnese e outras intervenções para identificação clínica do problema apresentado pelo paciente", esclarece Stehling, sobre o compromisso do serviço no reconhecimento às competências profissionais. "Mas, sem dúvidas, o farmacêutico é aquele que possui maior formação sobre o mecanismo de ação do remédio, a interferência que produzirá no organismo, seus efeitos adversos e interações com alimentos", completa. Para o farmacêutico, a promoção da saúde exige, na realidade, ação conjunta desses especialistas.

 

Lacuna - No dia a dia, Stehling observa que o público ainda sofre com a ausência de orientação sobre o uso de medicamentos. "Por experiência, sabemos que nem sempre, por exemplo, as pessoas sabem utilizar uma bobinha para asma. E isso é prejudicial a elas", diz. Segundo ele, uma simples orientação do farmacêutico, presente nas drogarias, reduziria danos, mas nem sempre o paciente possui essa informação. Com o serviço na web, o farmacêutico acredita que o público terá um incentivo a mais para procurar o profissional nesses estabelecimentos.

 

Além desse aspecto, Luciana de Melo lembra que, até o momento, o público conta com poucos serviços de informação em sites de indústrias, drogarias, conselhos profissionais e Anvisa. Afora esses espaços, a web nem sempre apresenta confiabilidade desejada na resolução das dúvidas dos usuários.

 

No blog, as perguntas enviadas pelo público são variadas e partem não apenas de leigos, mas também de outros profissionais e de pessoas que desejam abrir empreendimento na área. "Não deixamos de responder, ainda que nosso foco sejam questões farmacológicas", observa Luciana de Melo.

 

No rol dos problemas levantados pelo público, há dúvidas como "E esse meu nariz entupido que não sara?" ou "O que realmente é bom para tosse?."

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Valor pago ao produtor pelo leite sobe 2,1%

A redução da oferta de leite no mercado interno contribuiu para a sustentação dos preç...

Veja mais
Antilhas aposta em logística reversa

A Antilhas, líder no fornecimento de embalagens para o varejo, acaba de adquirir novos automóveis para sua...

Veja mais
Uberaba perde loja do Carrefour

Rede de supermercados alega que operação está alinhada com o redesenho do modelo de negócio....

Veja mais
Embalagem 'econômica' vive alta

Presidente da P&G Brasil diz que consumidor da nova classe média valoriza itens com tecnologia   Em co...

Veja mais
Dia das Crianças impulsiona vendas

Data é tradicionalmente vista pelos lojistas como uma prévia do desempenho do comércio para o Natal...

Veja mais
Walmart vai ancorar Metropolitan

Centro de compras, orçado em R$ 270 milhões, fica pronto em novembro de 2012.   O Walmart vai ancor...

Veja mais
Setor supermercadista tem expansão em Minas

Alta de julho não alavancou o resultado do segmento no acumulado do ano.   Após duas quedas consecu...

Veja mais
Itambé vai investir em MG para crescer em leite longa vida

A maior fábrica de leite em pó da mineira Itambé vai ganhar até janeiro uma nova atividade. ...

Veja mais
Carrefour e Extra apostam em promoções para elevar venda

Dois gigantes do setor supermercadista que atuam no mercao nacional voltam a apostar em promoções para ala...

Veja mais