Termômetro do setor, Dia da Criança deve seguir alta recorrente

Leia em 2min

Especializada em brinquedos, a rede PBKids prevê crescimento de 15% das vendas referentes ao próximo Dia da Criança, em comparação à mesma data do ano passado. Já a Armarinhos Fernando, que trabalha com artigos variados, espera aumento de 9% em função da comemoração da infância.

 

A data especial é um "termômetro" da atividade do varejo brasileiro em questões de estoque e desempenho comercial, definiu o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato. Na projeção da economista Fernanda Della Rosa, o Dia da Criança deste ano "vai dar crescimento", seguindo a tendência de homenagens congêneres.

 

"O Dia das Mães cresceu 4,4%, e o dos Namorados, 3%. O Dia da Criança deve ter o mesmo comportamento das outras datas", observou Fernanda, que trabalha para a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), entidade responsável pelos números citados.

 

No caso da Armarinhos Fernando, cuja loja central fica na região comercial da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, o portfólio para a data não deve fugir do básico: bonecos, carrinhos e "algumas novidades". 20% das mercadorias são importadas, informou o gerente de vendas da matriz, Ondamar Ferreira. O tíquete médio esperado, de acordo com ele, fica entre R$ 70 a R$ 80.

 

Metade do que a rede importa é encomendado de maneira consignada, de acordo com Ferreira. As contas são acertadas ao término da data comemorativa (o que acontece também no Natal, cujo volume de importação é maior), quando o balanço de vendas já foi fechado.

 

Já a PBKids calcula um gasto médio de R$ 140. O estoque das 56 lojas da rede foi reforçado com um volume de brinquedos 16% maior do que havia em 2010, sendo que aproximadamente 40% das mercadorias são nacionais, e as outras 60%, importadas pela companhia.

 

A aposta da PBKids para a data são os jogos de tabuleiro eletrônicos. Além disso, a empresa oferece aos pais a alternativa do vale-presente, com o qual o próprio presenteado pode escolher o que quer ganhar.

 

A rede anunciou que irá inaugurar duas lojas no segundo semestre: uma no Mooca Plaza Shopping (na capital de São Paulo) e uma no Park Shopping São Caetano (na região do ABC Paulista).

 

Veículo: DCI


Veja também

Coop eleva produção de panetone em 28%

Embalada pelo aumento do consumo de produtos típicos de final do ano, a Cooperativa de Consumo, (Coop) com sede e...

Veja mais
Venda de Natal segue firme nas fábricas

Fábricas da Selmi, Ramarim, Samsung e LG já trabalham para atender aos pedidos do varejo e projetam cresci...

Veja mais
Aumento de imposto cobrado sobre cigarro é adiado para 2012

O governo adiou para o início de 2012 o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) do cigarro. Aind...

Veja mais
Norte de Minas diversifica a produção agrícola

Investimentos feitos pelo governo de Minas nos últimos anos, com o objetivo de identificar alternativas para a di...

Veja mais
Atacadistas já preveem desaceleração nas receitas

A expectativa de um crescimento "robusto" do setor atacadista e distribuidor mineiro neste ano não deverá ...

Veja mais
Expansão

A brinquedos Estrela está se transformando em marca própria, com produtos licenciados. Os acordos já...

Veja mais
Azaleia em várias línguas

A gaúcha Azaleia, marca de calçados femininos, está lançando sua primeira ação...

Veja mais
Sustentar vício fica 30% mais caro em três anos

A busca pela virtude pesou bem menos no bolso do consumidor do que os gasto com os vícios nos últimos tr&e...

Veja mais
Site gera lista de medicamentos com preços

Com mais de uma década de vida, os medicamentos genéricos são motivo para competição ...

Veja mais