Panetone chega às lojas 12% mais caro

Leia em 4min 50s

Presente na maioria dos supermercados desde o início de setembro, os panetones industrializados chegaram com preços até 12% mais altos neste ano. A explicação é que as matérias-primas como farinha de trigo, açúcar, cacau, frutas cristalizadas e uvas-passas encareceram bastante. O item vendido por R$ 11,45 em 2010 tem preço médio de R$ 13 agora.

A gerenciadora de marca própria da Coop, Daniela Marchiolli, diz que algumas fabricantes queriam reajustes acima desse percentual, mas o valor não foi aceito. "Seguimos em negociações com a indústria. Mas nas principais marcas o aumento médio ficou entre 4% e 6%."

Entre os panetones de fabricação própria, a gestora da Coop pontua que foi possível repassar a alta em menor escala por controlar o processo de fabricação. Os produtos feitos na unidade fabril de Santo André estão entre 5% e 6% mais caros neste ano, dependendo do sabor. A rede produz mensalmente cerca de dez toneladas do produto.

INDÚSTRIA - O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, estará com preços entre 7% e 8% maiores do que os praticados no ano passado. Segundo o presidente da companhia, Celso Ricardo de Moraes, o reajuste não foi maior porque a fábrica instalada na cidade mineira de Extrema tinha no estoque parte dos insumos, comprados a preços menores.

"Tentamos minimizar o impacto do reajuste do açúcar e do cacau. Vamos pagar a conta junto com o consumidor ao não repassar todo o aumento", afirma Moraes. A previsão é que para a campanha de Natal sejam fabricadas 940 toneladas de produtos, incluindo panetones e caixas de bombons.

A são-caetanense Ben Hur assará 500 toneladas do tradicional pão natalino neste ano, nos próximos meses. O sócio da empresa Mário Adriano Martin pontua que a farinha de trigo ficou entre os insumos que mais pressionaram o custo da produção, devido à alta do dólar. Isso porque a maior parte do produto utilizada pelo País é importada.

Martin acrescenta que a uva-passa, que tem seu preço cotado no mercado internacional, também encareceu. O resultado é que os preços dos panetones estão 8% mais caros.

Procurados, o Walmart e o Grupo Pão de Açúcar não informaram a variação dos preços do panetone neste ano. A Nestlé e a Pandurata Alimentos (Bauducco e Visconti) não tinham porta-voz para disponibilizar informações.



Redes de supermercados estão otimistas com vendas

Com a concentração do consumo do panetone entre os meses de setembro e novembro, as redes supermercadistas projetam crescimento de até 25% neste ano. O Walmart recebeu a primeira fornada da indústria no começo de setembro, 15 dias antes da data recebida em 2010, que foi na segunda quinzena.

Segundo a varejista, até agora a comercialização do produto está 80% superior quando comparada com o mesmo período do ano passado, principalmente nas versões de frutas e nos que vêm embalados em latas decorativas. Vale lembrar que o Walmart, Grupo Pão de Açúcar e Coop dispõem do pão natalino de fabricação própria todos os dias do ano.

No Pão de Açúcar, a expectativa é vender 600 mil unidades do produto de marca própria neste período sazonal. A venda desses itens crescerá 25% entre setembro e dezembro frente a igual período do ano passado. De maneira geral, é possível encontrar a versão fabricada pela rede a partir de R$ 3,99.

A concorrente Coop espera resultado nas vendas 12% maior para outras marcas que comercializa em suas lojas e 20% superior a de 2010 para os itens produzidos na fábrica instalada em Santo André, afirma a gerenciadora de marcas próprias, Daniela Marchiolli.

PESQUISA - Levantamento realizado pela Fundação Getulio Vargas aponta que a inflação acumulada da farinha de trigo entre outubro de 2010 e setembro está em 12,44%, quase o dobro da inflação no período que chegou a 7,14%. O economista responsável pelo estudo, André Braz, destaca que entre os produtos derivados, a torrada teve o maior aumento, de 10,67% e o pão francês, 4,35%.



Fabricantes investem em novos sabores

Reformulação de embalagens e lançamentos que incluem bolas de chocolate com enfeites, garrafas de chocolate e panetones de lajotinha estão entre as estratégias da marca Kopenhagen para vender 20% mais neste neste fim de ano. O presidente da companhia, Celso Ricardo de Moraes, projeta que este será o melhor Natal dos últimos anos.

Na marca coirmã Brasil Cacau, voltada para os clientes das classes B e C, a trufa de panetone voltará às prateleiras e ficará até o dia 31 de dezembro. O principal motor de venda da rede, a trufa, terá versão limitada de champagne com cereja.

FRANQUIA - Ao anunciar as novidades para a data sazonal, a Kopenhagen fará promoção que dará uma franquia da rede, com todos os produtos para um consumidor. O valor de uma loja da marca fica em torno R$ 350 mil. Poderão preencher o cupom da ação os consumidores que gastarem mais de R$ 150 em produtos. A marca terá 15 lançamentos neste ano. O faturamento do Grupo CRM previsto para 2011 é de R$ 400 milhões. Na região existem sete lojas da Kopenhagen e quatro da Brasil Cacau.

SABOR - A Ben Hur aposta neste ano no panetone com massa e recheio de chocolate, além da versão do tradicional em quatro quilos. Outra aposta será no sabor de goiabada.Segundo o sócio da empresa, Mário Adriano Martin, a loja da fábrica estará aberta ao público a partir do dia 16.

Na Coop, que produz diariamente 9.000 unidades, a partir de novembro aumentará o volume para até 12 mil, o sabor de floresta negra será a novidade. A produção estimada na cooperativa é de 560 toneladas. Foram contratados 35 temporários neste ano.

 
Veículo: Diário do Grande ABC - SP


Veja também

O remédio do Pão de Açucar

Grupo varejista investe na reforma de suas farmácias e tem planos de abrir 40 novos pontos de venda por ano a par...

Veja mais
Gávea fecha compra de 31,75% da Camil

No início do mês, gestora criada por Armínio Fraga já havia comprado 5% da OOG A Gáve...

Veja mais
A PepsiCo chora o chocolate derramado

A chegada de produtos contaminados às prateleiras desafia a empresa a evitar a corrosão na imagem do Toddy...

Veja mais
Dona da L'Oréal perde controle do grupo para a filha

Justiça francesa decidiu que Liliane Bettencourt, de 88 anos, a mulher mais rica da França, sofre de uma f...

Veja mais
Walmart comemora alta na venda antecipada de panetones

Ainda faltam dois meses e 15 dias para o Natal e o Walmart já comemora crescimento de 80% nas vendas de panetones...

Veja mais
Empresários do comércio estão confiantes para o Natal

Mesmo com o novo indicador da Fundação Getulio Vargas e do Banco Central indicando leve recuo no Ín...

Veja mais
Comércio varejista contratará até 270 mil empregados temporários

Fora o segmento de vestuário, áreas como a supermercadista e o varejo de produtos de higiene pessoal dever...

Veja mais
Cultivo de alimentos hidropônicos cresce, mas ainda não é regulamentado

O cultivo de hidropônicos é responsável pela constância do abastecimento de hortaliças,...

Veja mais
PepsiCo encara sua pior crise de imagem no país

Operação brasileira da multinacional enfrenta três problemas em pouco mais de um mês e se esfo...

Veja mais