Presente na maioria dos supermercados desde o início de setembro, os panetones industrializados chegaram com preços até 12% mais altos neste ano. A explicação é que as matérias-primas como farinha de trigo, açúcar, cacau, frutas cristalizadas e uvas-passas encareceram bastante. O item vendido por R$ 11,45 em 2010 tem preço médio de R$ 13 agora.
A gerenciadora de marca própria da Coop, Daniela Marchiolli, diz que algumas fabricantes queriam reajustes acima desse percentual, mas o valor não foi aceito. "Seguimos em negociações com a indústria. Mas nas principais marcas o aumento médio ficou entre 4% e 6%."
Entre os panetones de fabricação própria, a gestora da Coop pontua que foi possível repassar a alta em menor escala por controlar o processo de fabricação. Os produtos feitos na unidade fabril de Santo André estão entre 5% e 6% mais caros neste ano, dependendo do sabor. A rede produz mensalmente cerca de dez toneladas do produto.
INDÚSTRIA - O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, estará com preços entre 7% e 8% maiores do que os praticados no ano passado. Segundo o presidente da companhia, Celso Ricardo de Moraes, o reajuste não foi maior porque a fábrica instalada na cidade mineira de Extrema tinha no estoque parte dos insumos, comprados a preços menores.
"Tentamos minimizar o impacto do reajuste do açúcar e do cacau. Vamos pagar a conta junto com o consumidor ao não repassar todo o aumento", afirma Moraes. A previsão é que para a campanha de Natal sejam fabricadas 940 toneladas de produtos, incluindo panetones e caixas de bombons.
A são-caetanense Ben Hur assará 500 toneladas do tradicional pão natalino neste ano, nos próximos meses. O sócio da empresa Mário Adriano Martin pontua que a farinha de trigo ficou entre os insumos que mais pressionaram o custo da produção, devido à alta do dólar. Isso porque a maior parte do produto utilizada pelo País é importada.
Martin acrescenta que a uva-passa, que tem seu preço cotado no mercado internacional, também encareceu. O resultado é que os preços dos panetones estão 8% mais caros.
Procurados, o Walmart e o Grupo Pão de Açúcar não informaram a variação dos preços do panetone neste ano. A Nestlé e a Pandurata Alimentos (Bauducco e Visconti) não tinham porta-voz para disponibilizar informações.
Redes de supermercados estão otimistas com vendas
Com a concentração do consumo do panetone entre os meses de setembro e novembro, as redes supermercadistas projetam crescimento de até 25% neste ano. O Walmart recebeu a primeira fornada da indústria no começo de setembro, 15 dias antes da data recebida em 2010, que foi na segunda quinzena.
Segundo a varejista, até agora a comercialização do produto está 80% superior quando comparada com o mesmo período do ano passado, principalmente nas versões de frutas e nos que vêm embalados em latas decorativas. Vale lembrar que o Walmart, Grupo Pão de Açúcar e Coop dispõem do pão natalino de fabricação própria todos os dias do ano.
No Pão de Açúcar, a expectativa é vender 600 mil unidades do produto de marca própria neste período sazonal. A venda desses itens crescerá 25% entre setembro e dezembro frente a igual período do ano passado. De maneira geral, é possível encontrar a versão fabricada pela rede a partir de R$ 3,99.
A concorrente Coop espera resultado nas vendas 12% maior para outras marcas que comercializa em suas lojas e 20% superior a de 2010 para os itens produzidos na fábrica instalada em Santo André, afirma a gerenciadora de marcas próprias, Daniela Marchiolli.
PESQUISA - Levantamento realizado pela Fundação Getulio Vargas aponta que a inflação acumulada da farinha de trigo entre outubro de 2010 e setembro está em 12,44%, quase o dobro da inflação no período que chegou a 7,14%. O economista responsável pelo estudo, André Braz, destaca que entre os produtos derivados, a torrada teve o maior aumento, de 10,67% e o pão francês, 4,35%.
Fabricantes investem em novos sabores
Reformulação de embalagens e lançamentos que incluem bolas de chocolate com enfeites, garrafas de chocolate e panetones de lajotinha estão entre as estratégias da marca Kopenhagen para vender 20% mais neste neste fim de ano. O presidente da companhia, Celso Ricardo de Moraes, projeta que este será o melhor Natal dos últimos anos.
Na marca coirmã Brasil Cacau, voltada para os clientes das classes B e C, a trufa de panetone voltará às prateleiras e ficará até o dia 31 de dezembro. O principal motor de venda da rede, a trufa, terá versão limitada de champagne com cereja.
FRANQUIA - Ao anunciar as novidades para a data sazonal, a Kopenhagen fará promoção que dará uma franquia da rede, com todos os produtos para um consumidor. O valor de uma loja da marca fica em torno R$ 350 mil. Poderão preencher o cupom da ação os consumidores que gastarem mais de R$ 150 em produtos. A marca terá 15 lançamentos neste ano. O faturamento do Grupo CRM previsto para 2011 é de R$ 400 milhões. Na região existem sete lojas da Kopenhagen e quatro da Brasil Cacau.
SABOR - A Ben Hur aposta neste ano no panetone com massa e recheio de chocolate, além da versão do tradicional em quatro quilos. Outra aposta será no sabor de goiabada.Segundo o sócio da empresa, Mário Adriano Martin, a loja da fábrica estará aberta ao público a partir do dia 16.
Na Coop, que produz diariamente 9.000 unidades, a partir de novembro aumentará o volume para até 12 mil, o sabor de floresta negra será a novidade. A produção estimada na cooperativa é de 560 toneladas. Foram contratados 35 temporários neste ano.
Veículo: Diário do Grande ABC - SP