Com a saída dos remédios, gôndolas ganham novos itens e farmácias apostam agora em produtos de higiene
Desde que os medicamentos foram para trás do balcão, o mercado de higiene e beleza ganhou espaço nas prateleiras das farmácias. Mostra disso é que os integrantes da Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais (Abradilan) têm percebido esta movimentação.
"Com mais espaço disponível nas gôndolas das 70 mil farmácias e drogarias do Brasil, os fabricantes estão atentos ao potencial do mercado e têm procurado nossos associados para que eles façam aumentar cada vez mais a presença desses produtos de higiene e beleza no canal farma, principalmente nas farmácias independentes onde as vendas desses produtos ainda é pouco expressiva, mas com grande potencial de crescimento", diz o presidente da Abradilan, Juliano Vinhal.
E realmente é uma grande oportunidade para indústria. Segundo dados de agosto do IMS Health, os associados da Abradilan estão presentes em 81% das farmácias e drogarias do Sudeste; 75% da região Sul; em 86% no Nordeste; 74% do Centro-Oeste e 27% nos estabelecimentos do Norte.
Além disso, os próprios associados também passam a olhar de uma forma otimista a potencialidade dessa segmentação. Para 46,67% dos participantes de uma enquete realizada pela associação haverá um crescimento de 11 a 20% nas vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Constituída em 1998, a Abradilan é formada por empresários do segmento farmacêutico interessados em divulgar e aprimorar a distribuição de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado brasileiro.
A entidade realiza todos os anos a Abradilan Farma & HPC, única feira nacional do setor com indústrias de todos os estados brasileiros. Em 2011, a 7ª edição do evento ocorreu em Belo Horizonte no mês de março movimentando R$ 210 milhões em novos negócios, recebendo mais de 16 mil visitantes. Em 2012, o evento será realizado em São Paulo, entre os dias 21 a 23 de março, no Transamérica.
Veículo: Diário do Comércio - MG