Com a proximidade do Natal, rede mineira espera aumentar as vendas entre 8% e 10%.
A rede mineira Ricardo Eletro - que integra a holding Máquina de Vendas, juntamente com o grupo baiano Insinuante e a goiana City Lar - já começou a fortalecer os estoques para o Natal, melhor época do ano para o varejo. A holding espera ampliar entre 8% e 10% as vendas no período em comparação com o desempenho do ano passado.
De acordo com a analista de marketing da Ricardo Eletro, Camila Andrade, o crescimento das vendas no Natal será impulsionado pela manutenção do crédito e pelo aumento real da renda da população, principalmente das classes C e D.
"Se compararmos as vendas no período do Natal com as realizadas em meses comuns, como novembro, a diferença chega a 70%", afirmou.
As apostas para este ano na Ricardo Eletro, segundo Camila, são os produtos tecnológicos, principalmente da linha marrom e telefonia. "Televisores de Led, home theaters e os telefones celulares, cuja venda aumenta 100% no período do Natal", informou.
De janeiro a outubro a Ricardo Eletro cresceu cerca de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa, segundo Camila, é que 2011 se consolide nesse patamar de resultado. No ano passado, o faturamento da Máquina de Vendas contabilizou R$ 5,7 bilhões. Caso a previsão se confirme, a companhia encerrará 2011 com faturamento da ordem de R$ 6,3 bilhões.
Até o final do ano, serão destinados aproximadamente R$ 50 milhões em investimentos na abertura de 40 lojas de eletrodomésticos e móveis em todo o país, sendo que Minas Gerais, Rio de Janeiro e a região Nordeste são destinos certos dos novos pontos de venda. O montante é semelhante ao destinado pela holding no exercício passado, quando também foram inauguradas 40 lojas por todo o país, das quais dez foram abertas em Minas Gerais.
Distribuição - Além disso, a Ricardo Eletro acaba de investir R$ 40 milhões na implantação de um centro de distribuição (CD) de produtos voltados para o e-commerce em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em razão da criação da unidade, foram gerados mais de 300 postos de trabalho.
O CD vai armazenar os itens comercializados pela internet, de onde as mercadorias serão distribuídas para o país inteiro. Segunda a empresa, a escolha de Minas se deu em função da privilegiada localização geográfica do Estado, que permite ganhos logísticos na entrega das encomendas. O galpão de armazenamento tem 50 mil metros quadrados e espaço para ser ampliado em mais 40 mil metros quadrados.
O e-commerce é um segmento em franca expansão, com papel fundamental na estratégia de expansão da Máquina de Vendas, segundo informações anteriores da direção da Ricardo Eletro. Os 50 mil metros quadrados da unidade logística armazenam, atualmente, cerca de 60 mil itens e têm capacidade para comportar até 110 mil produtos.
Em média, o grupo comercializa aproximadamente 200 mil mercadorias por mês através da internet. As vendas por meio do e-commerce representam entre 12% e 20% do total registrado pelo grupo.
Veículo: Diário do Comércio - MG