Ricardo Eletro amplia estoque

Leia em 2min 30s

Com a proximidade do Natal, rede mineira espera aumentar as vendas entre 8% e 10%.


A rede mineira Ricardo Eletro - que integra a holding Máquina de Vendas, juntamente com o grupo baiano Insinuante e a goiana City Lar - já começou a fortalecer os estoques para o Natal, melhor época do ano para o varejo. A holding espera ampliar entre 8% e 10% as vendas no período em comparação com o desempenho do ano passado.

De acordo com a analista de marketing da Ricardo Eletro, Camila Andrade, o crescimento das vendas no Natal será impulsionado pela manutenção do crédito e pelo aumento real da renda da população, principalmente das classes C e D.

"Se compararmos as vendas no período do Natal com as realizadas em meses comuns, como novembro, a diferença chega a 70%", afirmou.

As apostas para este ano na Ricardo Eletro, segundo Camila, são os produtos tecnológicos, principalmente da linha marrom e telefonia. "Televisores de Led, home theaters e os telefones celulares, cuja venda aumenta 100% no período do Natal", informou.

De janeiro a outubro a Ricardo Eletro cresceu cerca de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa, segundo Camila, é que 2011 se consolide nesse patamar de resultado. No ano passado, o faturamento da Máquina de Vendas contabilizou R$ 5,7 bilhões. Caso a previsão se confirme, a companhia encerrará 2011 com faturamento da ordem de R$ 6,3 bilhões.

Até o final do ano, serão destinados aproximadamente R$ 50 milhões em investimentos na abertura de 40 lojas de eletrodomésticos e móveis em todo o país, sendo que Minas Gerais, Rio de Janeiro e a região Nordeste são destinos certos dos novos pontos de venda. O montante é semelhante ao destinado pela holding no exercício passado, quando também foram inauguradas 40 lojas por todo o país, das quais dez foram abertas em Minas Gerais.

Distribuição - Além disso, a Ricardo Eletro acaba de investir R$ 40 milhões na implantação de um centro de distribuição (CD) de produtos voltados para o e-commerce em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em razão da criação da unidade, foram gerados mais de 300 postos de trabalho.

O CD vai armazenar os itens comercializados pela internet, de onde as mercadorias serão distribuídas para o país inteiro. Segunda a empresa, a escolha de Minas se deu em função da privilegiada localização geográfica do Estado, que permite ganhos logísticos na entrega das encomendas. O galpão de armazenamento tem 50 mil metros quadrados e espaço para ser ampliado em mais 40 mil metros quadrados.

O e-commerce é um segmento em franca expansão, com papel fundamental na estratégia de expansão da Máquina de Vendas, segundo informações anteriores da direção da Ricardo Eletro. Os 50 mil metros quadrados da unidade logística armazenam, atualmente, cerca de 60 mil itens e têm capacidade para comportar até 110 mil produtos.

Em média, o grupo comercializa aproximadamente 200 mil mercadorias por mês através da internet. As vendas por meio do e-commerce representam entre 12% e 20% do total registrado pelo grupo.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Balanço da Whirlpool decepciona os analistas

Apesar da forte alta no lucro, vendas da detentora das marcas Brastemp e Consul cresceram menos do que o esperado. A Wh...

Veja mais
Cooperouro prevê aportes de R$ 13 mi em Ouro Preto

Pelo menos R$ 13 milhões serão investidos pela Cooperativa de Consumo dos Moradores da Região dos I...

Veja mais
Indústria reclama de concorrência desleal

Importações de têxteis cresceram 284% nos estados onde há incentivosEmpresários ligado...

Veja mais
Globalbev investirá R$ 300 milhões em projeto de expansão

Aportes serão feitos ao longo dos próximos cinco anos.A Globalbev Indústria de Alimentos e Bebidas ...

Veja mais
Havan chega a São Paulo

Conhecida pelo estilo arquitetônico peculiar, com lojas recheadas de colunas jônicas e dóricas, nas q...

Veja mais
Fusões de redes de farmácias dão mais trabalho ao governo

Cade está com 'água pelo pescoço' com recente onda de negócios, diz presidenteO presidente d...

Veja mais
Varejo e indústria se preparam para um Natal mais magro

O Natal de 2011 deve ser bom, mas estará longe de ser ótimo. Essa é a opinião de varejistas ...

Veja mais
Indústria têxtil nacional migra para loja própria

A Cia. Hering é pioneira na estratégia de abrir lojas para vender diretamente a seus consumidores finais. ...

Veja mais
Lucro da Redecard sobe mesmo com taxa menor para lojistas

A Redecard finalizou o terceiro trimestre de 2011 com lucro líquido de R$ 343,6 milhões, com alta de 6% em...

Veja mais