Duas TVs, micro-ondas, ferro de passar, torradeira e cafeteira. Mesmo sem planejar compras, a comerciante Liu Lopes, 50, saiu ontem de um hipermercado de São Paulo carregando quase uma dezena de produtos.
"Geralmente a gente só encontra promoção depois do Ano Novo. Valeu a pena", diz.
Liu é uma dos milhares de consumidores que aderiram à versão regional da "Black Friday", a tradicional megaliquidação americana e que dá início à temporada de compas de fim de ano.
A rede Extra, onde Liu fez as compras, foi a primeira no país a levar para as ruas a promoção que, em 2010, começou no varejo on-line.
Com descontos de até 70%, o Extra dobrou o faturamento em relação ao mesmo dia do ano passado e aumentou em 80% o fluxo de clientes.
A Americanas também prometeu uma Sexta-Feira Negra em todas as suas lojas. Mas a reportagem da Folha não encontrou menção à "Red Friday", como batizou o evento, nas três lojas da cidade que percorreu.
Sem grande quantidade de itens em promoção, não havia clima de megaliquidação.
Na internet, o evento superou as expectativas. O site Busque Descontos, que agregou 53 lojas, teve pico de 210 mil acessos por segundo e seis milhões de cadastros.
Veículo: Folha de S.Paulo