Pesquisa: 54% dos brasileiros gastam entre R$ 100 e R$ 500 em compra on-line

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Comodidade, segurança e confiança no sistema são as razões para os internautas optarem por plataformas de pagamento, segundo estudo encomendado pelo MercadoPago

 

 

Os usuários de internet já incluíram definitivamente as compras on-line em seus hábitos de consumo. No Brasil, mais da metade dos internautas que compram pela rede - 54,2% - tem um gasto médio entre R$ 100 e R$ 500 em cada compra que realiza utilizando as plataformas de pagamento on-line, enquanto 21,6% estariam dispostos a desembolsar mais do R$ 1,5 mil.

 

 

Esse é um dos resultados da pesquisa realizada pela OH!Panel, com 2,2 mil internautas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela entre agosto e setembro deste ano. Encomendada pelo MercadoPago, o estudo indicou que 80% dos brasileiros pesquisados que realizam compras pela internet (1.023 entrevistados) utilizam plataformas de pagamento para efetuar a compra e as principais razões são comodidade (62,4%), segurança (60,6%) e confiança no sistema (50,8%).

 

 

Quanto às preferências por produtos, a maioria (51,9%) afirma que compraria eletrônicos usando meios de pagamento on-line. Na sequência estão vestuário e acessórios (9,1%); informática (7,8%); música, filmes e livros (3,8%); viagens e turismo (2,1%).

 

 

“Os números da pesquisa comprovam a tendência de que os meios de pagamento on-line vão continuar a crescer exponencialmente e ganhar cada vez mais a confiança do consumidor. Chegamos a um nível de maturidade no comércio eletrônico que permite atingirmos números significativos na adoção destas ferramentas”, explica Marcelo Coelho, Diretor do MercadoPago.

 

  

Vendedores on-line

 

 

Do total de entrevistados nos seis países, 4 em cada 10 (37,7%) venderam produtos e serviços por meio da internet. Destes, 7 em cada 10 (71,7%) utilizaram plataformas de pagamento on-line para realizar as cobranças.  Dos brasileiros, 46% venderam produtos e serviços ao menos uma vez.

 

 

Os entrevistados também foram questionados sobre a experiência em usar meios de pagamento on-line para cobrar suas vendas. A experiência foi muito boa para 64,8% de todos os entrevistados e para 66,5% dos brasileiros.  Entre os motivos citados, estão: comodidade (62,3% total e 66,3% brasileiros); rapidez (48,7% total e 49,7% brasileiros) e segurança (34,4% total e 39,2% brasileiros).

 

 

Sobre o tíquete médio recebido pelos vendedores, por meio das plataformas on-line de pagamento, 26,5% dos brasileiros indicaram que fazem transações até R$ 100 e 45% indicaram entre R$ 100 e R$ 500. Quando questionados sobre o valor máximo que estariam dispostos a cobrar em uma venda on-line, 23,2% dos brasileiros responderam entre R$ 101 e R$ 500 e 37%, mais de R$ 1.500.

 

 

No Brasil, os produtos mais vendidos por meio de plataformas on-line de pagamento são: eletrônicos (53,1%); vestuários e acessórios (16,4%); itens de computação (15,4%); automóveis (15,2%) e livros (10,9%).

 

 

Sobre os benefícios oferecidos pelo MercadoPago, maior plataforma de pagamentos pela internet de origem latino-americana, os brasileiros apontaram segurança (82,5%), confiança no sistema (58,3%), comodidade (56,4%), opção de financiamento (55,9%) e rapidez (43,9%).

  

 

 Pesquisa Mercadonovo  
   
 

 

 

Pesquisa Mercadonovo1  
   

 

 

 

Ficha técnica

 

 

TIPO DE ESTUDO: Pesquisa por amostra. 

TARGET: Homens e mulheres usuários de Internet, residentes na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela. 

INSTRUMENTO DE COLETA: Questionário estruturado com perguntas abertas, fechadas e parecer de 12 minutos de duração (em média).  

TÉCNICA DE COLETA: Entrevista on-line, usando a plataforma OH! e operando através de contatos de redes push-email e sociais feitas pelo MercadoLivre.  

AMOSTRA: 2201 Casos.   

DATA DE REALIZAÇÃO: 29 de agosto a 19 de setembro de 2011.  

 

Sobre a OH! Panel – A OH! Panel é uma consultoria de investigação de mercado especializada em pesquisas on-line. Conta com comunidades on-line na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, México, América Central e Espanha. Opera com as mais recentes tecnologias de investigação na Argentina, América Latina e Europa, oferecendo serviços integrais de pesquisa a empresas globais, instituições e associações.

 

 

 

Sobre MercadoPago – MercadoPago.com é a maior plataforma de pagamentos pela Internet de origem latino-americana. Com mais de sete anos de trajetória na América Latina, é uma empresa do Grupo MercadoLivre, com ações negociadas na Nasdaq (NASDAQ:MELI). A plataforma foi desenvolvida com a tecnologia mais avançada em segurança na Internet por uma equipe de especialistas em finanças, tecnologia e segurança da informação, com ampla experiência no desenvolvimento de serviços financeiros on-line. MercadoPago está presente em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Durante o ano de 2010, foram realizadas 6,7 milhões de transações pelo MercadoPago, o que movimentou um volume superior a US$ 698 milhões.

  

Fonte: Assessoria de Comunicação MercadoPago/Portal Abras


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