MG produz mais banana

Leia em 2min 40s

Área colhida registrou aumento no Estado neste ano.

 

A produção de banana em Minas Gerais deverá fechar o ano com recuperação, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A colheita de 2008 deve alcançar cerca de 541,5 mil toneladas, na comparação com as 536,6 mil toneladas registradas na safra anterior. Já a produtividade, neste ano, alcança cerca de 14,8 toneladas por hectare, contra as 14,6 toneladas por hectare do ano passado. Estima-se também um aumento da área colhida, que será de 36,8 mil hectares contra os 36,7 mil hectares da safra anterior.

 

Minas Gerais é o quinto produtor de banana do Brasil. O país tem safra estimada de 7,3 milhões de toneladas para este ano. A Bahia, maior produtor, colhe cerca de 1,5 milhão de toneladas da fruta, e São Paulo, logo atrás, produz aproximadamente 1,3 milhão de toneladas. Os números do país também tiveram um pequeno crescimento em relação à colheita de 2007, e no caso da produtividade a média nacional foi inferior à de Minas Gerais, não alcançando 14 toneladas por hectare.

 

De acordo com o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanez, "embora os números da produção de banana no Estado mostrem um pequeno crescimento, vale considerar essa reação, porque todos os resultados da bananicultura em território mineiro, desde 1999, foram superiores ao do ano passado".

 

Os resultados estimados para este ano podem sinalizar para a retomada do período de colheitas maiores, como 2001 e 2002, que foram de 593,9 mil toneladas e 607,6 mil toneladas, respectivamente. Albanez observa que nessas duas safras a produtividade ficou em 13,9 toneladas por hectare e atualmente o rendimento médio por hectare é superior em quase uma tonelada. "Este dado aponta para um esforço de aumento da produção da fruta por meio da utilização de insumos e de novas tecnologiasõ, enfatiza.

 

Ranking - O Norte de Minas é o maior produtor de banana do Estado e o município de Jaíba está na liderança, respondendo por 34,7 mil toneladas anuais. O rendimento médio da cultura é da ordem de 29,1 toneladas por hectare, bem superior à média estadual.

 

Em seguida vem o município de Porteirinha, com 32,7 mil toneladas e rendimento médio de 22 toneladas por hectare. Outros grandes produtores são Janaúba, Matias Cardoso e Verdelândia. A produção estimada do conjunto de municípios do Norte de Minas alcança cerca de 140,5 mil toneladas por ano, ou 26% da produção estadual de banana, informa a Superintendência de Política e Economia Agrícola, com base no levantamento do IBGE.

 

O cultivo de banana é uma das mais fortes atividades do projeto de irrigação do Jaíba, onde o grupo Brasnica tem uma das maiores áreas plantadas dessa fruta no Norte do Estado. A empresa cultiva mais de 600 hectares de banana em uma área do Jaíba Etapa 1, produzindo entre 45 e 55 toneladas por hectare de banana prata. Em 2006, a empresa adquiriu mais mil hectares para o cultivo de banana, dessa vez no Jaíba Etapa 2.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Socorro para o leite

A Frente Parlamentar da Agropecuária defendeu o equilíbrio entre governo, mercado e produtores de leite pa...

Veja mais
Produção integrada

Soja, leite, amendoim, arroz irrigado, café e batata são os novos produtos que serão contemplados c...

Veja mais
Cafeicultor retém grão para subir a cotação

A cafeicultura mineira espera que o preço do grão possa manter uma certa estabilidade no mercado de agora ...

Veja mais
Hora de conhecer quem vai às compras

O maior segmento de consumidores brasileiros - 111 milhões de pessoas ou 62 % da população - perman...

Veja mais
Brinquedos em alta

A varejista de brinquedos PBKids espera um crescimento de 12% a 13% nas vendas de Natal, em relação ao ano...

Veja mais
Pão de Açúcar e Sendas divergem sobre preço de venda

Antes mesmo do desmoronamento das bolsas, que tornou muito mais incerta a avaliação dos ativos nos process...

Veja mais
Hortaliças ficam 8,1% mais baratas em Minas Gerais

O preço médio das hortaliças teve queda de 8,1% em outubro, comparado a setembro, nas vendas por at...

Veja mais
Bombril tem alto renome

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, por meio do Instituto Nacional da Propriedad...

Veja mais
Hipermercados estendem marca

Cada vez mais os hipermercados querem estar presente na vida do seu cliente. Assim, criam a marca própria, abrem ...

Veja mais