O lojistas dos segmentos esportivo e de calçados da capital mineira também foram surpreendidos pelo desempenho das vendas no início deste mês. Na Ideale, rede de lojas que comercializa calçados femininos e masculinos, com 18 lojas no país, sendo 12 em Belo Horizonte, apesar das vendas estarem maiores do que o esperado inicialmente, a expectativa de crescimento para o período natalino em relação à mesma época de 2010 está mantida em 15%.
Conforme o proprietário, Marcelo Rolim, já a partir do dia 20 de novembro foi possível perceber um incremento na comercialização, que se manteve até o feriado do dia 8. No entanto, o empresário prefere manter a cautela diante do otimismo. "Desde o lançamento da coleção outono-inverno, percebemos uma desaceleração das vendas. Natal é sempre Natal e há incremento dos negócios, porém, é preciso manter a prudência para não ser pego de surpresa", avalia.
Em relação à composição dos estoques, Rolim explica este ano foi diferente no que se refere aos preços dos produtos. Segundo ele, a opção da Ideale foi apostar em volume de vendas e não no tíquete médio. "Os itens estão, em média, 10% mais baratos do que no Natal do ano passado. Assim, mais pessoas têm condições de comprar os nossos produtos", afirma.
Pedidos - Por outro lado, a Arquibancada, rede de lojas que comercializa artigos esportivos e possui sete lojas na cidade, vai precisar fazer novos pedidos para a recomposição dos estoques, em virtude da alta demanda registrada já nos primeiros dias de dezembro. De acordo com o proprietário da rede, Ewerton Starling, como o desempenho dos meses de agosto, setembro e outubro foi muito ruim, as expectativas acerca das vendas natalinas estavam bastante modestas.
Para se ter uma ideia, deixei para fazer as encomendas no fim de novembro, porque tinha muita mercadoria encalhada nas lojas. E, mesmo assim, acabei encomendando menos do que eu havia comprado para o Natal do ano passado. Imaginei que se as vendas ficassem nos mesmos patamares de 2010, já seria bom. Entretanto, em uma única semana vendi tudo o que havia disponível e meus estoques quase zeraram", explica.
Visando contornar a situação, na próxima semana o proprietário das lojas Arquibancada vai retomar o contato com fornecedores para fazer novas encomendas. Assim, os pedidos referentes ao Natal serão cerca de 15% superiores aos do ano passado. Já as vendas, deverão acompanhar esse ritmo, na mesma base de comparação.
Como estratégia para formação do novo estoque, Starling vai priorizar produtos de promoção. Segundo ele, a intenção é negociar produtos que possam ser comercializados com descontos de até 50%. "O objetivo é perder o mínimo de vendas possível, para equilibrar os negócios e diminuir as conseqüências dos meses em que as vendas foram ruins", justifica. (MB)
Veículo: Diário do Comércio - MG