Brasil importará ainda mais gasolina em 2012

Leia em 2min 40s

Segundo a Petrobrás, situação só deve melhorar em 2013, quando nova refinaria começar a operar no País


A Petrobrás precisará importar ainda mais gasolina em 2012 do que importou neste ano. Há ao menos quatro justificativas para a necessidade: a insuficiente produção de etanol; as refinarias brasileiras não têm mais como aumentar a produção, pois atuam no limite; a demanda por gasolina no mercado interno deverá crescer nos próximos 12 meses; e cerca de 3,5 milhões de novos carros chegarão às ruas do País.

As importações de gasolina neste ano atingiram nível que nem a Petrobrás esperava quando, ainda em 2010, traçou a estratégia para o exercício atual.

O diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, revelou ontem que, de janeiro a novembro, a Petrobrás importou por dia, em média, 45 mil barris de gasolina. Até o fim do ano, essa média poderá chegar a 47 mil barris comprados no exterior, o que representará 400% de aumento das importações na comparação com 2010. A demanda diária brasileira é de 432 mil barris/dia.

Até 2009, a Petrobrás exportava gasolina. Como indicativo de que a situação de dois anos atrás não se repetirá a curto prazo, ainda mais porque a produção de etanol em 2012 tende a não avançar, Costa anunciou que só em dezembro serão adquiridos cerca de 100 mil barris diários no mercado internacional.

Descolamento. Desde o ano passado, de acordo com o diretor de Abastecimento, houve "um descolamento" entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o consumo interno de derivados de petróleo. Costa disse que a previsão de crescimento da economia entre 3% e 3,5% em 2011 não se reflete nos gastos com gasolina, que terão aumentado 8% este ano. No ano passado, com 7,5% de expansão do PIB, o consumo foi de 10%.

A procura por óleo diesel também cresceu. A alta foi de 9,3% em comparação ao ano passado, quando a expansão, em relação a 2009, havia sido de 9%. No caso do diesel, a Petrobrás tem uma dependência externa até maior do que a da gasolina.

De janeiro a novembro deste ano, a petroleira precisou importar 176 mil barris diários para atender ao mercado brasileiro (crescimento de 19% em comparação com 2010, quando foram importados 148 mil barris), que consome 862 mil barris.

De acordo com o diretor de Abastecimento, só a partir de 2013, quando está prevista a inauguração da primeira unidade da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a Petrobrás terá condições de aumentar a produção de gasolina e de diesel. A produção planejada para a futura refinaria será de 75% de diesel e 25% de gasolina. Assim, as refinarias antigas espalhadas pelo Brasil poderão reduzir a produção de diesel e investir na de gasolina.

Gás. A diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, afirmou que o consumo de gás não termoelétrico fechará o ano com alta de 8%, sendo 77% deste crescimento no segmento industrial.

"Cresceu de forma expressiva e dentro de um segmento importante, que é o industrial", disse. Para 2012, a projeção inicial é de alta de 4%, sobre uma produção média de 40 milhões de metros cúbicos por dia.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Diminui a concentração do varejo nas mãos dos grupos gigantes do setor

Comércio. Em 2009, as cinco maiores do setor detinham 54% da receita no ranking das 80 maiores empresas; agora, e...

Veja mais
Pontofrio investe em tecnologia e abre nova loja conceito em São Paulo

Com intuito de aproveitar a demanda dos consumidores que devem sair para as compras com mais agressividade nesta é...

Veja mais
Apesar de crise, embarques de frutas devem parar de recuar

Depois de amargar uma forte queda nos embarques de frutas frescas ao exterior em 2011, a fruticultura brasileira espera ...

Veja mais
Embelleze planeja aumentar vendas no mercado externo

Enquanto as multinacionais voltam os holofotes para o mercado de beleza brasileiro, a fabricante carioca de produtos par...

Veja mais
Período natalino altera data de funcionamento de serviços

Todos os mercados municipais não abrirão no dia 25. No dia 24 funcionarão: Kinjo (das 3h às ...

Veja mais
Demanda chinesa impulsiona safra de algodão a recordes

Na última safra, entre agosto de 2010 e julho de 2011, de 1,3 milhão de hectares plantados foi colhido 1,9...

Veja mais
Operadoras de centro de compras planejam quase dobrar área bruta

Até o ano da Copa do Mundo, espaço do Grupo Iguatemi, focado nas classes A e B, deve crescer de 269 mil pa...

Veja mais
Walmart entra na lista Abrafarma

A rede de farmácias do Walmart Brasil acaba de se associar à Associação Brasileira de Redes ...

Veja mais
Rede Savegnago revitaliza unidade em Sertãozinho

No setor supermercadista, cujas líderes são Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, segue...

Veja mais