Vendas no varejo sobem 5,02% em 11 mesesAs vendas do comércio varejista da capital mineira registraram incremento de 5,02% nos primeiros 11 meses do ano frente ao mesmo intervalo do ano anterior. Os dados são do Termômetro de Vendas, divulgado ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que mostraram que o consumo continua em expansão na Capital. O resultado, desta vez, foi impulsionado, principalmente, pelo crescimento da renda, a geração de emprego e disponibilidade de crédito no mercado.
Apesar do ritmo positivo até agora, ainda assim a expectativa de crescimento para 2011 deverá ficar abaixo da meta de 6,5% a 8%, conforme adiantou a economista da CDL-BH Ana Paula Bastos. "Ao que tudo indica acredito que ficaremos em 6% ou bater em cima dos 6,5%. Isto é, de certa forma, reflexo da crise financeira externa que, apesar de não ter atingido a economia brasileira, deixa o consumidor mais cauteloso".
Outra explicação para que os varejistas da Capital não alcancem a meta prevista é o fato da base de comparação ser 2010, ano apontado o setor teve bom desempenho. Mas a economista considera essa nova previsão de 6% positiva. " um crescimento bom se considerar o atual cenário econômico interno e externo", afirma.
O termômetro de vendas da CDL-BH indica ainda que apesar do ritmo de crescimento do comércio ter sofrido desaceleração a partir do mês de setembro devido a pressões inflacionárias, o setor continua na trajetória crescente, sustentado pelo tripé: crédito, mercado de trabalho e massa salarial. O desempenho também foi positivo nos últimos 12 meses (dez/10-Nov/11), com crescimento de 6,59% das vendas.
Impulso - Segundo a economista da CDL-BH, esse cenário é favorecido pelo impulso que a economia teve no final de 2010 e no início deste ano, com crédito facilitado, crescimento da massa salarial, que elevaram o poder de compra. Na comparação do desempenho de novembro com o mês anterior, houve alta de 1,86% nas vendas. "Apesar de outubro ser uma base forte de comparação por contar com a comemoração do Dia das Crianças, o comércio continuou apresentando resultado positivo", explicou. Na comparação com novembro do ano passado, o crescimento foi de 2,07%, segundo a CDL-BH.
Os dados consolidados do primeiro semestre apontam que o comércio varejista de Belo Horizonte cresceu 6,06%. O aumento das vendas se deu em cima da evolução positiva do mercado de trabalho e do aumento da renda em patamares acima da inflação. ôAté o ano passado, o desempenho das vendas contava também com a disponibilidade de crédito, agora não", explica a economista.
Entre os setores que apresentaram melhor desempenho de vendas no primeiro semestre estão ferragens, material elétrico e construções, com aumento de 9,42%; supermercados e produtos alimentícios (9,19%); produtos farmacêuticos (8,56%), tecidos, vestuário, armarinho e calçados (8,19%); papelaria e livraria (3,77%), veículos novos e usados (0,98%) e artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca e cutelaria, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (0,72%).
Para 2012, a economista acredita ser cedo para fazer qualquer previsão. "Temos esperar como que o país vai reagir a essa crise internacional, embora sabemos que temos um sistema financeiro sólido e boa reserva cambial. O que pode nos afetar de alguma forma são as commodities, mas de maneira geral o país se mostrou em condições de enfrentar a turbulência", avaliou. Para o mês de janeiro, no entanto, Ana Paula adiantou que o cenário aponta para um desempenho igualmente positivo, devido, principalmente, as promoções típicas da época para o setor.
Veículo: Diário do Comércio - MG