Projeto faz série de alterações na Lei do Estágio

Leia em 2min 40s

Intuito é evitar interpretações dúbias e assegurar direitos, como a garantia de intervalo intrajornada de 15 minutos.



O Projeto de Lei 2579/11, em análise na Câmara, faz uma série de alterações na Lei do Estágio (11.788/08) a fim de evitar interpretações dúbias e assegurar direitos aos estagiários. Um desses direitos seria a garantia de um intervalo de 15 minutos para jornadas de estágio superiores a quatro horas diárias.

Atualmente, a Lei do Estágio prevê jornada de quatro horas no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos. Já estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular podem ter jornada de seis horas diárias.

"Não há previsão de intervalo intrajornada para o estagiário, como é previsto para o empregado celetista", observa o autor da proposta, deputado Edson Pimenta (PSD-BA). Citando a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43), ele lembra que os empregados com jornada contínua entre quatro e seis horas têm direito a intervalo de 15 minutos e afirma que a mesma garantia deve valer para os estagiários.

A Lei de Estágio prevê que seja aplicada ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho. Na avaliação de Pimenta, esse é o caso do intervalo intrajornada.

O projeto de Edson Pimenta também dá ao estagiário o direito de optar pelo recebimento do auxílio-transporte em dinheiro ou tíquete. A lei atual prevê o benefício, mas não especifica sua forma de pagamento.

Com a medida, o deputado espera evitar a prática de empresas que apenas pagam o benefício em tíquetes, sendo que muitos estudantes não utilizam transporte público. Pimenta argumenta que o benefício tem natureza indenizatória, não havendo sobre ele qualquer reflexo trabalhista ou fiscal.


Recesso - A proposta também especifica na legislação que o recesso proporcional, no caso de estágio inferior a um ano, será concedido na proporção de dois dias e meio para cada mês trabalhado ou fração. O texto também garante o gozo desse recesso a qualquer tempo, ponderando interesses, desde que dentro da vigência do contrato.

A lei atual prevê a concessão proporcional de recesso nesses casos, mas não detalha as regras da proporcionalidade e estabelece preferência para o gozo do recesso durante as férias escolares. Hoje também é garantido o recesso de 30 dias para estágios iguais superiores a um ano.

O texto de Pimenta obriga ainda a parte concedente do estágio a pagar a inscrição do estagiário em órgãos de classe e as respectivas anuidades, caso essa inscrição seja uma exigência para a realização de tarefas. O deputado lembra que muitos escritórios de advocacia exigem de seus estagiários a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que compromete muitas vezes a bolsa recebida no estágio.

Por fim, o projeto prevê a formação de associações de estagiários para negociar demandas junto ao concedente de estágio. Essa associação poderá também denunciar o descumprimento da lei, em nome da classe, aos órgãos fiscalizadores.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Chuvas favoreceram as lavouras de café

Enchimento dos grãos proporciona uma perspectiva de novo recorde na safra nacional neste ano. As chuvas ocorrida...

Veja mais
Eletrônicos e varejo lideram reclamações

Lista do Procon em Ribeirão também tem loja de compra on-line, telefonia e banco entre empresas com queixa...

Veja mais
Anvisa quer acelerar entrada de genéricos no mercado

Segundo a agência, laboratórios dificultam acesso a remédios de referênciaFabricantes das drog...

Veja mais
Consumo de café cresce 3,11% em 2011

A Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café divulgou hoje (24), em São Paulo,...

Veja mais
Seis tendências da NRF 2012 para ficar atento

  Por Thiago Borges, de Nova York   Thiago Borges: especialista fala sobre principais tend&ec...

Veja mais
Cai o preço de produtos da estação

Frutas como laranja, limão, melancia, figo, manga tommy, banana nanica, maracujá, maçã gala ...

Veja mais
Bronze sem sol não conquista brasileiras

Não há dúvida que a brasileira adora um bronzeado. A versão artificial da marquinha de sol, ...

Veja mais
Setor de cama e mesa prevê recuperação

Depois de um 2011 difícil para o setor têxtil, a perspectiva é de recuperação entre os...

Veja mais
Estoque elevado faz preço do etanol cair em plena entressafra

Com uma demanda por etanol 30% menor do que há um ano, as usinas do Centro-Sul iniciaram 2012 com os estoques che...

Veja mais