A Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café divulgou hoje (24), em São Paulo, os resultados obtidos pela indústria de café em 2011, as perspectivas e os desafios para os próximos anos. Pelos dados, no período compreendido entre novembro de 2010 e outubro de 2011 foram consumidas 19,72 milhões de sacas no País, o que representa um acréscimo de 3,11% em relação ao período anterior (2009/2010), com 19,13 milhões de sacas. Para este ano, a Abic projeta um crescimento de 3,5% em volume, o que elevaria o consumo para 20,41 milhões de toneladas.
Na avaliação da Abic, as vendas no setor no último ano podem ter atingido um total de R$ 7 bilhões e a entidade espera que cheguem a R$ 7,7 em 2012. “Este ano vamos continuar a estimular o aumento do consumo em geral e a oferta de cafés diferenciados. A melhora da qualidade é o motor do consumo”, afirma o presidente da Abic, Américo Sato.
Segundo Sato, as empresas associadas à entidade cresceram mais que mercado em geral. Enquanto o mercado apresentou crescimento de 3,11% em 2011, as empresas associadas à Abic cresceram em média 6,32%. “Este resultado mostra que a qualidade é um fator decisivo para o crescimento das vendas, porque as empresas associadas à Abic oferecem produtos diferenciados e certificados (com o Selo de Pureza Abic ou com o Selo de Qualidade PQC – Programa de Qualidade do Café), o que garante a preferência do consumidor”, afirma.
Premiação
A Abic também apresentou hoje os vencedores do prêmio Programa de Qualidade – PQC - da ABIC, em 2011, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet. “O foco da premiação é diferenciar os produtos em qualidade e preço e para isso contamos com uma rede de sete laboratórios e cinco certificadoras”, disse o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowics.
Na categoria tradicional, ganhou o Café Serra da Grama, produzido pela torrefadora Café Serra da Grama, de São Sebastião da Grama (SP). Na Superior, ganhou o Café do Produtor, da indústria Prata dos Santos, de Uberaba (MG). E, na categoria Gourmet , o ganhador foi o Café Morro Grande Expresso, produzido pela Torrefação Noivacolinenses, de Piracicaba (SP).
Fonte: Portal Abras