Consumo de café cresce 3,11% em 2011

Leia em 1min 50s


A Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café divulgou hoje (24), em São Paulo, os resultados obtidos pela indústria de café em 2011, as perspectivas e os desafios para os próximos anos.  Pelos dados, no período compreendido entre novembro de 2010 e outubro de 2011 foram consumidas 19,72 milhões de sacas no País, o que representa um acréscimo de 3,11% em relação ao período anterior (2009/2010), com 19,13 milhões de sacas.  Para este ano, a Abic projeta um crescimento de 3,5% em volume, o que elevaria o consumo para 20,41 milhões de toneladas.


Na avaliação da Abic, as vendas no setor no último ano podem ter atingido um total de R$ 7 bilhões e a entidade espera que cheguem a R$ 7,7 em 2012. “Este ano vamos continuar a estimular o aumento do consumo em geral e a oferta de cafés diferenciados. A melhora da qualidade é o motor do consumo”, afirma o presidente da Abic, Américo Sato.


Segundo Sato, as empresas associadas à entidade cresceram mais que mercado em geral. Enquanto o mercado apresentou crescimento de 3,11% em 2011, as empresas associadas à Abic cresceram em média 6,32%. “Este resultado mostra que a qualidade é um fator decisivo para o crescimento das vendas, porque as empresas associadas à Abic oferecem produtos diferenciados e certificados (com o Selo de Pureza Abic ou com o Selo de Qualidade PQC – Programa de Qualidade do Café), o que garante a preferência do consumidor”, afirma.

Premiação


A Abic  também apresentou hoje os vencedores do prêmio Programa de Qualidade – PQC - da ABIC, em 2011, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet.  “O foco da premiação é diferenciar os produtos em qualidade e preço e para isso contamos com uma rede de sete laboratórios e cinco certificadoras”, disse o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowics.


Na categoria tradicional, ganhou o Café Serra da Grama, produzido pela torrefadora Café Serra da Grama, de São Sebastião da Grama (SP). Na Superior, ganhou o Café do Produtor, da indústria Prata dos Santos, de Uberaba (MG). E, na categoria Gourmet , o ganhador foi o Café Morro Grande Expresso, produzido pela Torrefação Noivacolinenses, de Piracicaba (SP).


Fonte: Portal Abras


Veja também

Seis tendências da NRF 2012 para ficar atento

  Por Thiago Borges, de Nova York   Thiago Borges: especialista fala sobre principais tend&ec...

Veja mais
Cai o preço de produtos da estação

Frutas como laranja, limão, melancia, figo, manga tommy, banana nanica, maracujá, maçã gala ...

Veja mais
Bronze sem sol não conquista brasileiras

Não há dúvida que a brasileira adora um bronzeado. A versão artificial da marquinha de sol, ...

Veja mais
Setor de cama e mesa prevê recuperação

Depois de um 2011 difícil para o setor têxtil, a perspectiva é de recuperação entre os...

Veja mais
Estoque elevado faz preço do etanol cair em plena entressafra

Com uma demanda por etanol 30% menor do que há um ano, as usinas do Centro-Sul iniciaram 2012 com os estoques che...

Veja mais
Cresce o uso de tecidos inteligentes pelas grifes

O tecido inteligente - aquele que parece couro, sem que nenhum animal tenha sido esfolado, ou que promete reduzir a fadi...

Veja mais
Computador 'casca-grossa' atrai atenção de fabricantes

Computadores finos e leves, como os ultrabooks e os tablets, têm sido a principal aposta dos fabricantes nos &uacu...

Veja mais
Varejo projeta alta de 6,5% nas vendas de janeiro

De acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), a expectativa é que as vendas de fevereiro cres&cc...

Veja mais
Produção de pneus avança no Brasil

Exigência de 65% de conteúdo nacional nos veículos deve impulsionar ainda mais o setor ao longo dest...

Veja mais