Varejo projeta alta de 6,5% nas vendas de janeiro

Leia em 2min 40s

De acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), a expectativa é que as vendas de fevereiro cresçam 5,3%, e as de março, 6%



O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente com os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), aponta alta de 6,5% nas vendas de janeiro de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que o volume de vendas em fevereiro e março cresça 5,3% e 6%, respectivamente, sobre os mesmos meses de 2011.

A exemplo da maioria das sondagens realizadas ao longo de 2011 e dos resultados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), o segmento de bens não-duráveis, como supermercados, hipermercados, farmácias, drogarias, perfumarias e alimentação fora do lar, projeta crescimento mais tímido em relação à medição anterior. A estimativa de crescimento é de 6% em janeiro, 4,5% em fevereiro e 4,3% em março. Historicamente, os não-duráveis têm o maior peso nas medições do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e contribuem com cerca de 40% no índice da PMC.

O segmento de bens semiduráveis, como vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, sinaliza uma perspectiva mais otimista em relação ao que foi apontado na sondagem passada, e prevê aumento de vendas de 4,7% em janeiro, 4,2% em fevereiro e 5,8% em março.

O varejo de bens duráveis, como móveis, eletrodomésticos e material de construção, praticamente manteve suas projeções e aponta perspectivas positivas em comparação aos outros segmentos, com taxas de crescimento de 8,8% em janeiro, 7,7% em fevereiro e 9,5% em março.

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 35 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

Conheça as empresas associadas: Bob´s, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Decathlon, DPaschoal,  Drogasil, Droga Raia, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, mmartan, O Boticário, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart e GS&MD- Gouvêa de Souza.



Fonte Assessoria de Imprensa


Veja também

Computador 'casca-grossa' atrai atenção de fabricantes

Computadores finos e leves, como os ultrabooks e os tablets, têm sido a principal aposta dos fabricantes nos &uacu...

Veja mais
Produção de pneus avança no Brasil

Exigência de 65% de conteúdo nacional nos veículos deve impulsionar ainda mais o setor ao longo dest...

Veja mais
Limão puxa vendas externas

O limão respondeu por 68,6% da receita das exportação de frutas de MinasNo ano passado, as exporta&...

Veja mais
Port prevê vendas 15% maiores na volta às aulas

Dezembro é considerado o melhor mês para o comércio em geral, entretanto, o segmento de papelarias e...

Veja mais
Sisloc inaugura universidade corporativa

Mão de obra, hoje, é escassa.A reclamação mais repetida por empresários de todos os s...

Veja mais
Wickbold avança no Sul e busca liderança em pães especiais

Ronaldo Wickbold, diretor industrial da Wickbold, tradicional fabricante de pães e bolos com sede na capital paul...

Veja mais
Impressora HP até em supermercados

Aproximação das revendas e ampliação da presença no varejo são os principais o...

Veja mais
Brookfield é tirada da gestão do Higienópolis

A Brookfield Brasil Shopping Centers Administradora foi destituída da gestão do Shopping Pátio Higi...

Veja mais
Estudo sugere que médicos receitam antibióticos em doses inadequadas

Pesquisa realizada na Unifesp comparou as prescrições de antibióticos e os efeitos das quantidades ...

Veja mais