Dezembro é considerado o melhor mês para o comércio em geral, entretanto, o segmento de papelarias espera as festas de fim de ano passarem e comemoram a sua grande data em janeiro, quando pais e estudantes lotam as lojas em busca de material escolar para o início do ano letivo.
A belo-horizontina Port, especializada na venda de material de escritório, informática e papelaria com três lojas na Capital, uma em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e outra em Brasília, além de distribuir para todo o país, prevê 15% de crescimento neste período em relação a 2011.
Segundo supervisora de varejo da rede, Lícia Pires, são os pais que decidem onde comprar, porém são as crianças que escolhem os produtos. "Hoje, a compra do material escolar virou quase um programa de família. A melhoria na renda média do brasileiro permitiu aos pais seguirem o gosto dos filhos e são raros os que vêm sozinhos à loja. E as crianças sabem muito bem o que querem, apontam logo modelos e cores preferidas", observa a supervisora.
Para agradar crianças e adolescentes a empresa aposta na variedade do mix de produtos e conta com mais de 13 mil itens no catálogo. Os personagens infantis e adolescentes não podem faltar. Jolie Pet, Disney, Ben 10 e Carros são as estrelas. Entre as novidades, Patati Patatá também tem atraído a criançada. De olho nesse mercado de consumidores tão exigentes, marcas famosas também têm investido em lançamentos de mochilas e lancheiras estilizadas. "Observamos que as crianças estão se tornando adolescentes cada vez mais cedo e logo deixam os personagens infantis de lado e passam a se interessar por personagens adolescentes e por grifes", afirma Lícia Pires.
Parceria - Outra novidade é parceria da Port com as marcas norte-americanas Paper Mate e Sharpie, do grupo Newell Rubbermaid. A Paper Mate já foi sucesso no Brasil com o corretivo Liquid Paper e a caneta Quilométrica. Depois de oito anos fora, a marca resolveu voltar ao mercado nacional. Já a Sharpie é muito popular entre os adolescentes norte-americanos, que utilizam o marcador para estilizar de skates a camisetas. "Mesmo sem fazer campanha na mídia, já notamos o interesse dos pais na linha da Paper Mate. Eles curtiram a marca na adolescência e agora querem apresentá-la aos filhos", avalia a supervisora.
Para atender a demanda, a empresa começa a se preparar em agosto. Em outubro, as compras são concretizadas e são selecionados os empregados temporários. Já em dezembro, a equipe começa a trabalhar e é lançada a campanha de "volta às aulas". "A procura pelos materiais tem começado cada vez mais cedo. Em novembro, já recebemos pais com essa preocupação. Outro fato que tem chamado a atenção é a grande procura em dezembro. A solidariedade do povo mineiro tem se refletido nas compras. Muita gente escolhe as cartinhas da campanha do ‘Papai Noel dos Correios’ que pedem material escolar. Já chegou gente aqui com 30 cartinhas e fez a lista completa", lembra a supervisora.
Em virtude das greves enfrentadas pelas escolas públicas do Estado e de algumas prefeituras da RMBH em 2011, que acabaram por alterar o calendário escolar, Lícia Pires acredita que a temporada de compras seja prorrogada até março. São contratados cerca de 40 funcionários para o período apenas para atender ao varejo, totalizando cerca de 90 nas cinco unidades da rede.
Veículo: Diário do Comércio - MG