No ranking dos maiores anunciantes, a varejista Casas Bahia se mantém na liderança, com aportes de R$ 3,37 bilhões
Num ano em que os investimentos em publicidade no Brasil cresceram 16%, atingindo R$ 88 bilhões, o ranking dos maiores anunciantes trouxe, mais uma vez, a rede varejista Casas Bahia no primeiro lugar. Segundo dados divulgados pelo Ibope Monitor, a companhia, que agora faz parte do Grupo Pão de Açúcar, investiu em 2011 R$ 3,37 bilhões em publicidade, 9% mais que no ano anterior. Na sequência vêm a Unilever Brasil, com investimentos de R$ 2,6 bilhões, e a Ambev, com R$ 1,31 bilhão - a fabricante de bebidas passou do quarto para o terceiro lugar no ranking.
A Reckitt Benckiser, do setor de higiene e limpeza, aumentou seus investimentos em mais de 40%, passando de R$ 830 milhões em 2010 para R$ 1,17 bilhão no ano passado. Com isso, saltou do oitavo para o quarto lugar na lista dos maiores anunciantes. A Hyundai Caoa, por sua vez, perdeu duas posições, caindo do terceiro para o quinto posto, ao reduzir os investimentos de R$ 1,32 bilhão em 2010 para R$ 1,098 bilhão no ano passado.
Mas, entre os maiores anunciantes, o maior salto foi o da Cervejaria Petrópolis, que foi do 12.º para o sexto lugar no ranking, ao elevar os investimentos de R$ 659 milhões em 2010 para R$ 1,097 bilhão no ano passado.
Entre as maiores agências, a Y&R, dona da conta da Casas Bahia, manteve-se em primeiro lugar no ranking, com movimentação total de R$ 6,16 bilhões. Em seguida vêm a AlmapBBDO, com R$ 2,78 bilhões; a Ogilvy & Mather Brasil, com R$ 2,63 bilhões; a JWT, com R$ 2,35 bilhões; e a WMcCann, com R$ 2,28 bilhões.
Em relação ao destino das verbas, as TVs receberam 53% do total destinado à publicidade no ano passado. Em seguida vêm os jornais, com 20% do total; as revistas, com 8%; as TVs por assinatura, também com 8%; a internet, com 6%; e as rádios, com 4%. O restante foi destinado aos cinemas, à propaganda em mobiliário urbano e aos outdoors.
Veículo: O Estado de S.Paulo