Preço pago pelo leite pode cair

Leia em 4min 10s

Tendência é de aumento da oferta de lácteos, em período de custos elevados.

A previsão de queda no crescimento mundial do Produto Interno Bruto (PIB) e a crise financeira nos Estados Unidos e Europa poderão impactar negativamente a demanda por produtos lácteos em 2012. O cenário estimulará o redirecionamento da produção de leite e derivados da Argentina e Uruguai para o Brasil, isso pelos preços praticados no mercado interno estarem atrativos e o consumo de leite e produtos de maior valor agregado em alta.

De acordo com o boletim "Ativos da Pecuária de Leite", elaborado pela Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o crescimento econômico global foi revisado para baixo em função da crise financeira enfrentada pelos países europeus e pelos Estados Unidos.

Segundo os dados apontados no boletim, e anteriormente divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB global deve crescer 4% em 2011, contra a evolução de 5,1% observada em 2010. Baseado nestes dados, o United States Department of Agriculture (USDA) estima que a demanda internacional por
lácteos possa desacelerar em relação à observada em 2011.

A previsão do FMI é de um incremento do PIB de 2,2% em 2011, nas economias dos países desenvolvidos. Nos países em crescimento a alta deve girar em torno de 6,6%, com destaque para a China, com crescimento de 9,6%, e Índia, com alta de 8,2%. No Brasil, a estimativa é de crescimento de 4,1% do PIB em 2011, frente ao incremento de 7,5% registrado em 2010.

Segundo os dados da CNA, perante o cenário mundial, o receio é que o excesso de produção em alguns países, em especial na Argentina e no Uruguai, principais países exportadores de lácteos para o Brasil, pode ser direcionado ao mercado brasileiro. O que será incentivado pelo câmbio valorizado e pela redução da demanda de alguns países importadores.

O aumento do interesse de compra das empresas que atuam no Brasil pode atingir patamares mais elevados que os registrados em 2011, acarretando prejuízos para os produtores. O aumento da oferta de lácteos no mercado tende a reduzir os preços pagos pelo litro em um período de custos elevados.

"Diante da desaceleração da economia mundial, o governo brasileiro precisa desenvolver barreiras para proteger o mercado interno. Caso ocorra uma redução da demanda mundial, o mercado brasileiro se torna atrativo, principalmente, para a Argentina e Uruguai, o que poderá resultar em graves problemas para os pecuaristas de leite de Minas e do restante do Brasil", diz o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez.

Quanto às exportações do segmento de lácteos, uma queda na demanda externa não deverá trazer impactos significativos. Segundo a CNA, desde 2009 a taxa de câmbio tornou praticamente inviável a exportação.

Em Minas, apesar de crescentes, se comparadas com 2010, as exportações de leite e laticínios ao longo de 2011 ficaram inferiores às efetuadas em 2009. Segundo os dados da Seapa, o volume embarcado no ano passado foi de 5,89 mil toneladas, contra 1,5 mil toneladas enviadas em 2010 e 24 mil toneladas em 2009.

"Atualmente os preços no mercado interno estão mais atraentes que os gerados nas negociações internacionais. Além disso, com o aumento da renda da população, a demanda por produtos processados e com maior valor agregado foi impulsionada", lembra Albanez.

As interferências climáticas na produção leiteira de Minas e da região Sul do país, que juntas respondem por 58,6% da produção brasileira, também deverão alavancar os custos de produção.


Clima - De acordo com Albanez, a seca que castiga o Sul do país, além de comprometer os níveis de captação de leite, também está prejudicando a safra de grãos e a pastagem. Em Minas, as chuvas excessivas e as enchentes prejudicaram parte dos pastos na Zona da Mata e Sul de Minas, obrigando os produtores a alimentarem o rebanho com ração à base de milho e farelo de soja.

"O aumento dos custos de produção e os impactos negativos provocados pelo clima afetam o nível de captação e contribuem para incrementar os preços no mercado interno. A situação se torna atrativa para países exportadores de lácteos para o Brasil, principalmente pelo custo de produção, na maioria das localidades, ser menor que o brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2000 o preço médio do litro era de US$ 0,18 e em 2011 a média ficou em U$$ 0,50, melhor preço na serie dos últimos 11 anos", diz Albanez.

Ainda segundo Albanez, o Brasil precisa trabalhar para aumentar sua participação nas exportações mundiais. Os mercados mais promissores seriam a China e a Índia. Entre os maiores consumidores de leite fluido estão a União Europeia, que também é responsável pela maior produção de leite no mundo, representando 26,5%, seguido pela Índia, Estados Unidos, China e Rússia.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Déficit comercial de higiene e beleza cresce no Brasil

As importações brasileiras de perfumes, cosméticos e itens de higiene superaram em US$ 126 milh&oti...

Veja mais
São tantas emulsões geladas

Afinal, o que é sorvete? O 'Paladar' decidiu não deixar bola sobre bola e esclarecer tudo que vai na alma ...

Veja mais
Lucro da fabricante de Nivea cai 21%

Vendas em alta na Rússia, no Reino Unido e na América Latina não foram capazes de sustentar os resu...

Veja mais
Terra vai veicular anúncios e notícias no metrô

Após um processo que durou cerca de 6 meses, o Terra , do grupo Telefônica, venceu a concorrência abe...

Veja mais
Contra importações, centrais e Fiesp organizam paralisação

Parte dos trabalhadores da indústria paulistana podem cruzar os braços por um dia logo após o Carna...

Veja mais
Abic premia os melhores cafés produzidos em todo Brasil

O café considerado o "Melhor Tradicional" em qualidade do Brasil, produzido na região de Ribeirão P...

Veja mais
Produção de arroz deve cair 9,5% na safra atual

O arroz, que apresentou aumento da área plantada de 2% na safra 2010/2011, em relação à 2009...

Veja mais
Projeto faz série de alterações na Lei do Estágio

Intuito é evitar interpretações dúbias e assegurar direitos, como a garantia de intervalo in...

Veja mais
Chuvas favoreceram as lavouras de café

Enchimento dos grãos proporciona uma perspectiva de novo recorde na safra nacional neste ano. As chuvas ocorrida...

Veja mais