A BRF Brasil Foods concretizou nesta terça-feira uma joint venture com a chinesa Dah Chong Hong Limited (DCH). A parceria tem como objetivo o acesso à distribuição no mercado chinês, processamento local, desenvolvimento da marca Sadia naquele país e alcance dos canais de varejo e food service na China Continental, Hong Kong e Macau, informou a empresa em comunicado ao mercado.
Com a efetivação da união, a BRF fica mais perto de realizar seu plano de ampliar a atuação na China, de um negócio de exportação de suínos, para a implantação de uma fábrica de processamento local de proteínas até 2013. A companhia espera que de 15% a 20% de seus negócios estejam localizados no exterior até 2015 - atualmente, a receita externa é quase toda fruto de exportações.
A empresa estima que a atuação conjunta na China deve movimentar volumes acima de 140 mil toneladas e receita de US$ 450 milhões no primeiro ano, com investimento em capital de giro. A participação da BRF na joint venture será de 50%, com os demais 50% sob responsabilidade da DCH. A administração será compartilhada entre igual número de membros das duas companhias.
A empresa brasileira terá como foco produção, suporte técnico e marketing dos produtos, enquanto a chinesa se concentrará na cadeia de suprimentos e distribuição das operações, serviço de processamento e embalagem e serviços gerais de suporte de operação durante a fase inicial da transição.
Outra empresa que rumou para a China é a Ourofino Agronegócio, que inaugura escritório de representação em Xangai no dia 5 de março. Atualmente o país representa cerca de 75% das importações do grupo. A demanda atende às unidades de saúde animal e defensivos agrícolas. Os principais produtos importados são intermediários e princípios ativos para a agricultura e pecuária.
Veículo: DCI