A Ingleza que incomoda as múltis

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Como a fabricante mineira de produtos de limpeza consegue concorrer com gigantes internacionais.


Nove entre dez cartilhas de gestão empresarial costumam recomendar a profissionalização como o melhor caminho para o sucesso de uma empresa familiar. Para que isso aconteça, o fundador deve, na maior parte das vezes, deixar o comando nas mãos de um executivo do mercado, restringindo sua atuação e a dos parentes ao conselho de administração. A Cera Ingleza, fabricante de produtos de limpeza, com sede na cidade mineira de Santa Luzia, a 30 quilômetros de Belo Horizonte, contrariou essa lógica. Mozart Novaes, 80 anos, que fundou a empresa em 1960, ainda bate ponto. Seus quatro filhos exercem  cargos de comando.

E sua mulher, Tereza, é diretora de segurança do trabalho. Não se trata, no entanto, de uma atitude nepotista ou amadora. Em 1997, Novaes contratou uma empresa especializada em sucessão familiar para preparar seus quatro filhos para o negócio. Formados em administração de empresas, os herdeiros tiveram um plano de carreira traçado pela consultoria, que planejou, inclusive, quais cursos e especializações cada um deveria fazer. O primogênito de Novaes, Marco Antônio, assumiu a vice-presidência, em 2003, e seus irmãos estão à frente dos departamentos de marketing e vendas, financeiro e de sustentabilidade.

“Era o projeto de vida de todos nós”, diz Marco Antônio. ”Sempre fomos ligados à empresa, passamos nossa infância brincando na fábrica.” Aparentemente, a fórmula tem dado certo para a empresa, cujo faturamento é estimado em R$ 200 milhões. Com um portfólio de 250 produtos, divididos entre 12 marcas, a Ingleza tem conseguido sobreviver e, mais do que isso, prosperar na disputa com gigantes do mercado, como a anglo-holandesa Reckitt Benckiser. A dona da marca Veja lidera o segmento de limpadores multiuso, com 54% das vendas, ficando a Ingleza em segundo, com 11% (leia gráfico).
 
Outro diferencial é a inovação. Em 2011, a companhia lançou uma cera automotiva e um desengordurante com nanotecnologia, uma fórmula que desenvolveu em conjunto com a Dow Chemical. A simplicidade é uma das características guardadas pela companhia. Em raras ocasiões, os executivos usam terno e gravata. Mesmo o octogenário Novaes prefere o estilo calça jeans e camisa. O ambiente de trabalho do patriarca também foge do convencional. Em vez de se instalar no escritório central da Ingleza, ele preferiu montar sua sala dentro da fábrica e até hoje se apresenta como o peão número 1.
 

Posição da Ingleza nas principais áreas em que atua:

1ª em ceras para pisos

2ª em limpadores multiuso

3ª em limpadores em geral


Veículo: Isto É Dinheiro


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