O clube de futebol Corinthians, que teve parte da torcida envolvida no quebra-quebra de terça-feira no Anhembi, estuda formas de aumentar a rentabilidade e o faturamento da Poderoso Timão, cadeia de franquias que vende produtos do time.
Estudo elaborado pelo departamento de marketing do clube mostra as lojas mais rentáveis e os períodos de oscilação das vendas. A ideia é reformular a estratégia em relação a promoções e ações de marketing e melhorar o planejamento dos estoques de cada unidade. A meta é aumentar o faturamento da Poderoso Timão entre 10% e 15% este ano, direcionando as ações publicitárias para os meses de queda nas vendas.
Um dos fatores que o estudo considera é a proximidade entre as lojas. A rede pertence ao Corinthians, que pode não renovar contratos, caso avalie que uma unidade está atrapalhando a outra.
As vendas da Poderoso Timão renderam aproximadamente R$ 6,5 milhões de receita para os cofres do Corinthians em 2011. As vendas brutas das 109 lojas somaram cerca de R$ 93 milhões no ano passado. Em 2009, a receita média mensal da rede foi de R$ 3,2 milhões; em 2010, de R$ 6,7 milhões; e em 2011, de R$ 7,7 milhões.
Os meses de janeiro, fevereiro e março são os piores para a categoria de vestuário, que representa 80% das vendas da rede. Nessa época, a receita com vendas cai 17,5%, 28,4% e 9,5%, respectivamente, na comparação com a média geral do segmento durante o ano. Por outro lado, a demanda dispara em outubro (24,8%), novembro (13%) e dezembro (138,5%) - época de fim do Campeonato Brasileiro e quando o 13° salário ajuda a fazer as compras de Natal. A estimativa foi feita com base na sazonalidade média do varejo.
Com esses dados no papel, o clube está reavaliando os investimentos que normalmente faz no último trimestre de cada ano. "Vamos otimizar a receita. Janeiro e fevereiro vão concentrar o maior número de campanhas nas lojas", diz Caio Augusto Campos, gerente de marketing do Corinthians.
No ano passado, o Corinthians faturou cerca de R$ 290 milhões, acima dos R$ 212 milhões registrados em 2010 (sendo 26% proveniente de cotas de TV, a principal fonte de renda, seguida por 22% em patrocínio e publicidade). O clube tem em torno de 850 funcionários, 21 mil sócios e 14 modalidades esportivas.
Campos lembra que o clube começou a profissionalizar a gestão em 2007, quando o economista Luís Paulo Rosenberg assumiu a diretoria de marketing - em 11 de fevereiro de 2012, foi eleito primeiro vice-presidente do clube. "Naquela época, não teríamos condição de fazer um relatório como esse. O Luís Paulo pegou o clube em uma situação tão grave, que não dava para fazer isso", diz Campos.
O primeiro passo foi montar um banco de dados para registrar tudo o que envolvia o clube, desde entrada e saída de jogadores até venda de chaveiros. As informações foram unificadas e o Corinthians investiu em um software potente. Agora, planeja fazer estudos sobre outros projetos como o do Fiel Torcedor (cartão que facilita a compra de ingressos para os jogos) e o da TV Corinthians.
A primeira loja da Poderoso Timão foi aberta em outubro de 2008 no CenterVale Shopping, em São José dos Campos. No total, a marca tem 1.800 produtos licenciados.
Veículo: Valor Econômico